Estratégias motivacionais e a percepção dos funcionários: um estudo realizado na agência de intercâmbio EGALI

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCastro, Carolina Lescura de Carvalho-
Autor(es): dc.contributorDantas, José Carlos de Souza-
Autor(es): dc.contributorTrentin, Fábia-
Autor(es): dc.creatorBarbosa, Rafael Ramalho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:11:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:11:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-08-26-
Data de envio: dc.date.issued2016-08-26-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/2163-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765298-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho propõe a discussão sobre a necessidade de motivação dos funcionários pelas organizações que planejam se manter no mercado globalizado e competitivo. Buscou-­se, através do plano de incentivos e recompensas de uma agência de viagens especializada em viagens de intercâmbio, avaliar as estratégias do ponto de vista de seus consultores de vendas enxergando que o nível de satisfação dos colaboradores está diretamente ligado com os índices de rotatividade e absentismo nas empresas. A análise da teoria existente presente neste trabalho foi importante para melhor compreensão dos aspectos ligados à motivação e suas variações comportamentais que nos permitem entender que cada indivíduo é motivado por razões diferentes. O objetivo geral deste estudo é identificar quais são as ferramentas motivacionais da agência estudada e o sentimento gerado em seus consultores de vendas. Tem como objetivos específicos: Conhecer o perfil da empresa e sua cultura organizacional; identificar quais são as estratégias motivacionais desenvolvidas pela empresa e, por fim, avaliar pela ótica dos consultores se estas estratégias alcançam seu objetivo que é a motivação. O objeto de estudo foi a agência de intercâmbio Egali Intercâmbio Ltda. pelo fato do autor fazer parte do quadro de funcionários da empresa. A metodologia empregada engloba pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo com coleta de dados feita através do grupo focal. A análise dos resultados obtidos evidencia que a agência possui integrada em seus processos as ferramentas para incentivo de funcionários. Verifica-­se que a aplicação dessas ferramentas é um diferencial da empresa, percebido pelos seus consultores. Este diferencial, além de proporcionar durabilidade à empresa, também a destaca de outras agências do setor e impulsiona os seus consultores de vendas a buscar resultados. Contudo, cabe mencionar que as ferramentas de avaliação do desempenho utilizadas poderiam ser reformuladas de forma a evitar um clima de iniqüidade conforme foi expressado por parte dos consultores entrevistados-
Descrição: dc.descriptionThe present work proposes a discussion on the need for employee motivation by organizations which intend to remain in the global and competitive market. We have attempted, through an incentive plan and rewards of an exchange trips specialized travel agency, to evaluate the strategies from the perspective of the agency sale consultants, which means that the level of employee satisfaction is directly linked to the turnover rates and absenteeism in companies.The analysis of the existing theory, present in this work, was important to understand better the issues related to motivation and the behavioral changes that allowed us to understand that each individual is motivated by different reasons. The aim of this study is to identify what are the motivational tools of the examined agency and also the generated feeling in its sale consultants. Moreover, the specific objectives are: getting to know the profile of the company and its organizational culture; identifying what are the motivational strategies developed by the company and, finally, evaluating the perspective of the consultants if once these strategies have reached their goal, which is the motivation. The study object was the exchange agency Egali Services GmbH. because the author of the present work is part of the company's staff. Furthermore, the methodology includes bibliographical research and field research with data collection made through the focus group. The analysis of the results show that the agency has integrated, into its processes, the tools to encourage employees. It was found that the application of these tools is a company’s differential perceived by its consultants. Therefore, this differential, in addition to providing sustainability to the company, also stands out from other sector agencies and boosts their sale consultants to reach better results. However, it is worth it to consider that the evaluation performance tools used could be reshaped in order to avoid any injustice atmosphere as it was expressed by some of the interviewed consultants-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMotivação-
Palavras-chave: dc.subjectAgência de turismo-
Palavras-chave: dc.subjectRecompensas-
Palavras-chave: dc.subjectIncentivos-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo-
Palavras-chave: dc.subjectMotivação-
Palavras-chave: dc.subjectMotivation-
Palavras-chave: dc.subjectTravel agency-
Palavras-chave: dc.subjectReward-
Palavras-chave: dc.subjectIncentives-
Título: dc.titleEstratégias motivacionais e a percepção dos funcionários: um estudo realizado na agência de intercâmbio EGALI-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.