A criança nomeada e seus lugares ocupados : (des) montando discursos sobre "dificuldade de aprendizagem"

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFrigotto, Edith Ione dos Santos-
Autor(es): dc.contributorCPF:11231231222-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782150T0-
Autor(es): dc.contributorMarques, Luciana Pacheco-
Autor(es): dc.contributorCPF:38726837422-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5969492483399686-
Autor(es): dc.contributorHenriques, Eda Maria de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorCPF:34446621734-
Autor(es): dc.contributorhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4721133Y2-
Autor(es): dc.creatorLopes, Ana Lúcia Adriana Costa e-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:11:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:11:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2008-01-18-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2006-06-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17656-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765294-
Descrição: dc.descriptionCette recherche, réalisée dans le Réseau Municipal de Juiz de Fora, a le but de comprendre quels les sens de l'enfance sont presentes dans les appellations données pour les professeurs, au début de l'âge ecolière, aux enfants qui sont amenés au service spécialisé avec des probables difficultés d'apprentissage . La perspective théorique-méthodologique est fondée sur l'Analise du Discours. Le corpus discursif a été constitué par l'entrecroisement de la référence théorique concernant les appellations d'enfance aux plusieurs périodes historique, les fiches d'accompagnement des enfants et les interviews avec les professeurs. On a utilisé comme dispositif de l'analise les formations imaginaires et l'interdiscours. Cet analise a révélé que les appellations des enfants en ce qui concerne leurs difficultés sont données par un autre individu qui les différencie des autres enfants au moment du discours actuel, a partir d'un discours que apporte une conception homogène d'enfance. Tel conception montre quelles positions les enfants doivent/peuvent occuper dans le discours, aussi bien que les places empiriques que leur sont destinées.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa, realizada na Rede Municipal de Juiz de Fora busca compreender quais os sentidos de infância estão presentes nas nomeações dadas pelos professores às crianças, em início de escolaridade, que são encaminhadas para o atendimento especializado com supostas dificuldades de aprendizagem . A perspectiva teórico-metodológica pautou-se na Análise do Discurso.O corpus discursivo foi constituído pelo entrecruzamento entre o referencial teórico que trata das nomeações de infância em diversos períodos históricos e as fichas para encaminhamentos além de entrevistas com os professores que preencheram as mesmas. Utilizoram-se como dispositivos de análise as formações imaginárias e o interdiscurso. Esta análise possibilitou desvelar que as nomeações das crianças, de suas dificuldades e de suas famílias lhes são dadas por um outro que, ao nomeá-las em seu discurso atual, as diferenciam de outras crianças a partir de discursos que portam uma concepção homogênea de infância. Tal concepção mostra não só a posição que elas devem/podem ocupar no discurso, mas também os lugares empíricos que lhes são destinados.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação-
Publicador: dc.publisherEducação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectInfância-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise do Discurso-
Palavras-chave: dc.subjectAtendimento especializado-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectFormação permanente-
Palavras-chave: dc.subjectAtividades de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEducação à distância-
Palavras-chave: dc.subjectEducação especial-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectDistúrbio da aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia da aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEnfance-
Palavras-chave: dc.subjectAnalise du Discours-
Palavras-chave: dc.subjectService Spécialisé-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleA criança nomeada e seus lugares ocupados : (des) montando discursos sobre "dificuldade de aprendizagem"-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.