Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ramos Filho, Américo da Costa | - |
Autor(es): dc.contributor | Leão, Maurício de Sousa | - |
Autor(es): dc.contributor | Rodriguez y Rodriguez, Martius Vicente | - |
Autor(es): dc.creator | Braga, Luana Ganimi Braz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:11:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:11:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32822 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765291 | - |
Descrição: dc.description | O desenvolvimento das soft skills e o entendimento de como essas habilidades comportamentais são percebidas pelos gestores é um assunto extremamente importante para o futuro das organizações. Nesse contexto, o objetivo do presente trabalho consiste em identificar como os gestores das organizações privadas brasileiras percebem as soft skills, considerando um ambiente de transformação digital. Por meio de uma análise, predominantemente, qualitativa, foram realizadas pesquisas bibliográficas sobre a importância das soft skills, relacionando-as, posteriormente, com as análises e interpretações das entrevistas realizadas em um estudo de caso com os gestores de uma empresa de soluções tecnológicas. A partir disso, verificou-se que as organizações e, consequentemente, os respectivos gestores, estão se readaptando à nova realidade de transformação digital, de modo a reestabelecer e priorizar temáticas e práticas relacionadas às habilidades e competências intrínsecas ao indivíduo, considerando-as em um nível de importância para além dos requisitos técnicos estabelecidos nos parâmetros descritivos dos cargos. Portanto, as habilidades profissionais necessárias nas organizações deixaram de ser apenas técnicas e passaram a ser pautadas também por questões comportamentais, de modo a tornarem-se ainda mais relevantes por terem a capacidade de contribuir para um melhor desempenho dos profissionais e, consequentemente, gerar melhoria na performance das organizações. | - |
Descrição: dc.description | The development of soft skills and understanding how these behavioral skills are perceived by managers is an extremely important issue for the future of organizations. In this context, the objective of this work is to identify how managers of Brazilian private organizations perceive soft skills, considering an environment of digital transformation. Through a predominantly qualitative analysis, bibliographical research was carried out on the importance of soft skills, subsequently relating them to the analyzes and interpretations of the interviews carried out in a case study with the managers of a technological solutions company. From this, it was verified that the organizations and, consequently, the respective managers, are readapting to the new reality of digital transformation, to reestablish and prioritize themes and practices related to the skills and competences intrinsic to the individual, considering them in a level of importance beyond the technical requirements established in the job description parameters. Therefore, the professional skills needed in organizations are no longer just technical and are also guided by behavioral issues, to become even more relevant for having the ability to contribute to a better performance of professionals and, consequently, to generate improvement. in the performance of organizations. | - |
Descrição: dc.description | 42 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Soft skills | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hard skills | - |
Palavras-chave: dc.subject | Organizações | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transformação digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas gerenciais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão empresarial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Empresa brasileira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comportamento humano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competência profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desempenho profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Profissionalização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo de caso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Organizations | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital transformation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Management practices | - |
Título: dc.title | Desenvolvimento das Soft Skills nas orgainzações e a percepção dos gestores: um estudo de caso | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: