Tutores em cena: comédia e entremez do século de ouro espanhol

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPeres, Lygia Rodrigues Vianna-
Autor(es): dc.contributorLabriola, Rodrigo Fernández-
Autor(es): dc.contributorPacheco, Liège Rinaldi de Assis-
Autor(es): dc.creatorVeiga, Adriane Viz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:11:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:11:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-05-10-
Data de envio: dc.date.issued2017-05-10-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/3511-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765275-
Descrição: dc.descriptionA literatura espanhola no Século de Ouro sempre foi prestigiada, as peças teatrais estão neste cenário. E o intuito desta dissertação é abordar a comédia, o entremez. O objetivo deste trabalho é buscar uma relação seja de semelhanças ou diferenças entre estes ―tutores‖ e de suas funções na obra, sem ignorar o fato de que são descrições estereotipadas. Sendo isto feito através da comparação para analisar o tipo tutor e sua variante tutora nas obras objeto de estudo que são a comédia El tutor de Juan de la Cueva, o ―entremez‖ La tía de Calderón de la Barca e o Tutor namorado ―entremez‖ de autor anônimo. A comparação das obras mostra que o tutor/a têm função importante na comicidade da obra e este é resultado da forma como a personagem é vista pelos outros e como age. Devido a isto, pode-se notar onde se cria o riso nas obras. O efeito cômico ocorre através da oposição de ideias, da caricatura e da comédia, pois é produzida pela forma como as outras personagens veem e interagem com o(a) tutor(a). De certo modo, as peças ridicularizam o tutor/tutora em diversos níveis, causados por ele mesmo ou por outros-
Descrição: dc.descriptionConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-
Descrição: dc.descriptionThe Spanish literature during the golden century has always been prestigious, the plays, are included in this scenery. And the goal of this dissertation is to approach the comedy, the ―entremez‖. The aim of this research is to seek a relationship of similarities or differences between these "tutors" and their roles in the work, remembering, however, the fact that they are stereotyped descriptions. This is done through the comparison in order to analyze the kind of tutor and its variant in the works that are subject of this study which are the comedy El tutor de Juan de la Cueva, the ―entremez‖ La tía de Calderón de la Barca and the‖entremez‖ the Tutor namorado of anonymous author. The comparison of these works shows that the tutor has important role in comicality of the work and this is the result of the way the character is seen by others and how they act. Due to what has been exposed, it may be noticed where the laughter is created in the works. The comic effect occurs through the irony, the caricature and the comedy because is caused by the way the other characters see and interact with the tutor (a). In a way, both pieces mock the tutor in various levels, caused by themselves or by others-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro-
Palavras-chave: dc.subjectComédia-
Palavras-chave: dc.subjectEntremez-
Palavras-chave: dc.subjectSiglo del Oro español-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro (literatura)-
Palavras-chave: dc.subjectTutoria-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro espanhol-
Palavras-chave: dc.subjectComédia-
Palavras-chave: dc.subjectTheatre-
Palavras-chave: dc.subjectComedy-
Título: dc.titleTutores em cena: comédia e entremez do século de ouro espanhol-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.