Uma abordagem interativa para o ensino da tabela periódica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorChinelli, Maura Ventura-
Autor(es): dc.contributorMiranda, Gisele dos Santos-
Autor(es): dc.contributorSelles, Jairo Paes-
Autor(es): dc.contributorMarques, Marcelo Monteiro-
Autor(es): dc.creatorSoares, Lucia Teixeira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:11:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:11:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-30-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-30-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/11520-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765273-
Descrição: dc.descriptionA tabela periódica é uma ferramenta fundamental no ensino de química e seu entendimento é substancial para o aproveitamento em diversos outros conteúdos dessa ciência. Contudo, o ensino que é oferecido aos alunos, na maioria das vezes, não relaciona a evolução histórica dos elementos com a sua organização e classificação. Dessa forma, o aluno observa a tabela periódica como um quadro de elementos que necessita decorar, sem significação. Nesse sentido, o presente trabalho vem buscar estratégias e recursos didáticos que auxiliem os alunos no aprendizado de química. Primeiramente usou-se uma abordagem histórica da construção da tabela periódica, até o modelo atualmente usado. Em seguida, construiu-se uma tabela periódica interativa e lúdica, composta por uma base imantada e por fichas dos elementos, igualmente preparados com imãs e, por fim, elaborou-se um jogo voltado para a familiarização dos alunos com os símbolos dos elementos químicos. Após as aulas em que esses recursos didáticos foram usados realizou-se uma entrevista em grupo focal através da qual pode-se identificar que a tabela periódica estruturada, interativa e lúdica foi uma ferramenta facilitadora no processo de aprendizagem desse conteúdo de química, proporcionando uma identidade do educando com o material, que relaciona seu cotidiano com o conhecimento químico e mostra a importância desse conhecimento. O jogo foi avaliado com um pequeno questionário, através do qual foi possível confirmar o valor das atividades lúdicas para a aprendizagem. O presente trabalho vem trazer a tabela periódica estruturada e interativa almejando uma aprendizagem mais leve e espontânea por parte do educando, proporcionando uma aproximação dos elementos da tabela periódica com o cotidiano do aluno-
Descrição: dc.descriptionThe periodic table is a fundamental tool in the teaching of chemistry and its understanding is substantial for the use in several other contents of this science. However the teaching that is offered to the students most often does not relate the historical evolution of the elements with their organization and classification. In this way, the student observes the periodic table as a frame of elements that he needs to decorate without meaning. In this sense, the present work seeks strategies and didactic resources that help the students in the learning of chemistry. Firstly, a historical approach to the construction of the periodic table was used up to the model currently used. Next, an interactive and playful periodic table was constructed, consisting of a magnetized base and chips of the elements also prepared with magnets, and finally a game was developed to familiarize students with the symbols of the chemical elements. After the classes in which these didactic resources were used a focal group interview was conducted through which one can identify that the Interactive and played structured periodic table was a facilitating tool in the learning process of this chemistry content providing an identity of the student with the material that relates their daily life with the chemical knowledge and shows the importance of this knowledge. The game was evaluated with a small questionnaire through which it was possible to confirm the value of play activities for learning. The present work brings the structured and interactive periodic table aiming for a lighter and more spontaneous learning on the part of the student, providing an approximation of the elements of the periodic table with the daily life of the student-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTabela periódica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectFerramenta didática-
Palavras-chave: dc.subjectTabela periódica-
Palavras-chave: dc.subjectEvolução histórica da tabela periódica-
Palavras-chave: dc.subjectFerramenta didática-
Palavras-chave: dc.subjectProdução intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectPeriodic table-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching of chemistry-
Palavras-chave: dc.subjectDidactic tool-
Título: dc.titleUma abordagem interativa para o ensino da tabela periódica-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.