Gestão esportiva em clubes de futebol: proposta de pilares estratégicos para um tradicional clube brasileiro

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorQuelhas, Osvaldo Luiz Gonçalves-
Autor(es): dc.contributorLima, Gilson Brito Alves-
Autor(es): dc.contributorSalles, Mara Telles-
Autor(es): dc.contributorDuim, Fernanda Abizethe de Carvalho-
Autor(es): dc.contributorQuelhas, Osvaldo Luiz Gonçalves-
Autor(es): dc.contributorDuim, Fernanda Abizethe de Carvalho-
Autor(es): dc.contributorLima, Gilson Brito Alves-
Autor(es): dc.contributorSalles, Mara Telles-
Autor(es): dc.creatorGomes, Vítor Gonçalves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:10:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:10:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-08-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-08-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24702-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765262-
Descrição: dc.descriptionO futebol é o esporte mais popular ao redor do mundo e movimenta uma grande quantia financeira, além de ser um esporte com um nível de competição elevado. Tendo em vista este cenário, cada vez mais os clubes passaram a adotar gestões profissionalizadas, com o objetivo de dar uma estrutura à organização para que se consiga atingir os objetivos que almejam dentro de campo. No Brasil, a adoção de uma gestão estratégica no esporte ainda não é realidade em diversas equipes, as quais por décadas foram administradas por amadores, o que pode ser refletido nos indicadores de faturamento e endividamento do futebol brasileiro. Nesse sentido, o presente trabalho busca elaborar pilares estratégicos que sustentem o planejamento a curto, médio e longo prazo de um tradicional clube brasileiro, através da análise dos stakeholders e da elaboração da matriz SWOT. Para o estudo, utilizou-se de uma abordagem exploratória e qualitativa, a partir da leitura de referências bibliográficas a respeito do tema e, em um segundo momento, do levantamento de percepções de fontes secundárias, através de um questionário online. Tendo coletado as respostas, realizou-se o tratamento dos dados obtidos, a fim de estruturar a matriz influência x interesse para a análise das partes interessadas, juntamente com a percepção dos níveis obtidos dos fatores internos e externos da matriz SWOT. Assim, traçando paralelos entre os estudos dos referenciais teóricos com as análises realizadas, estruturou-se os pilares estratégicos da organização, sendo eles: gestão profissional, diversificação das receitas, formação de talentos, autossustentabilidade dos demais esportes e responsabilidade social.-
Descrição: dc.descriptionFootball is the most popular sport around the world and moves a large financial amount, in addition to being a sport with a high level of competition. In view of this scenario, more and more clubs began to adopt professional management, with the aim of giving a structure to the organization so that it can achieve the goals they aim within the field. In Brazil, the adoption of a strategic management in the sport is not yet a reality in several teams, which for decades were administered by amateurs, which can be reflected in the indicators of revenue and indebtedness of Brazilian football. In this sense, the present work seeks to elaborate strategic pillars that support the short, medium and long term planning of a traditional Brazilian club, through the analysis of stakeholders and the elaboration of the SWOT matrix. For the study, an exploratory and qualitative approach was used, based on the reading of bibliographic references about the theme and, in a second moment, the survey of perceptions from secondary sources, through an online questionnaire. Having collected the answers, the data obtained were processed in order to structure the influence x interest matrix for the analysis of interested parties, along with the perception of the levels obtained from the internal and external factors of the SWOT matrix. Thus, drawing parallels between the studies of the theoretical references and the analyses carried out, the strategic pillars of the organization were structured, being: professional management, diversification of revenues, training of talent, self-sustainability of other sports and social responsibility.-
Descrição: dc.description103 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento Estratégico-
Palavras-chave: dc.subjectGestão Estratégica Esportiva-
Palavras-chave: dc.subjectStakeholders-
Palavras-chave: dc.subjectMatriz SWOT-
Palavras-chave: dc.subjectFutebol-
Palavras-chave: dc.subjectGestão estratégica-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia de produção-
Palavras-chave: dc.subjectStrategic Planning-
Palavras-chave: dc.subjectStrategic Sports Management-
Palavras-chave: dc.subjectStakeholders-
Palavras-chave: dc.subjectSWOT Matrix-
Título: dc.titleGestão esportiva em clubes de futebol: proposta de pilares estratégicos para um tradicional clube brasileiro-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.