Guia pedagógico para elaboração de materiais de alfabetização de discentes com deficiência intelectual

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCruz, Osilene Maria de Sá e Silva da-
Autor(es): dc.contributorLione, Viviane de O. Freitas-
Autor(es): dc.contributorMello e Silva, Dagmar de-
Autor(es): dc.contributorYamasaki, Alice Akemi-
Autor(es): dc.contributorVianna, Marcia Marin-
Autor(es): dc.contributorMeireles, Rosana Maria do Prado Luz-
Autor(es): dc.creatorCavalcante, Waneska Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:10:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:10:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-21-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29455-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765254-
Descrição: dc.descriptionPesquisas que dialogam sobre o desenvolvimento escolar do aluno com deficiência intelectual, principalmente no que se refere ao processo de aquisição da leitura e escrita, revelam o grande desafio do professor em contextos escolares regulares com turmas inclusivas e escolas especiais (GUEBERT, 2013; RELVAS, 2015; 2017; BARBOSA e SOUZA, 2016; ALMEIDA, 2017; TARCITANO, 2017; CHAVES, 2017; WEHMEYER et al, 2008).). Apesar de serem profícuos e se dedicarem à temática com propriedade, não foi promissor o levantamento realizado para identificar materiais e recursos didáticos elaborados para trabalho com alunos com deficiência intelectual. Esta pesquisa busca contribuir com os estudos sobre deficiência intelectual e, para isso, partiu de uma pergunta principal que norteou todo o trabalho teórico-metodológico: Que práticas docentes e que instrumentos podem ser utilizados no processo de alfabetização da pessoa com deficiência intelectual? Para responder a pergunta, foi realizada uma pesquisa qualitativa com caráter exploratório, com o objetivo de criar um material didático constituído por um Plano de Atividades (PA) e uma sequência de atividades, denominada Unidade Didática (UD), e por jogos interativos sobre o tema alimentação saudável voltado para alunos em fase de alfabetização. O produto consiste em uma Guia Pedagógico constituído pelos materiais citados e que passaram por avaliação de professores de três instituições de ensino do município de Duque de Caxias. O resultado revelou a consistência da pesquisa, o embasamento teórico e metodológico seguido e a avaliação positiva dos participantes da pesquisa, que consideraram o produto adequado e propício para alunos com deficiência intelectual em fase de alfabetização.-
Descrição: dc.descriptionResearch that discusses the school development of students with intellectual disabilities, especially with regard to the process of acquiring reading and writing, reveal the great challenge of the teacher in regular school contexts with inclusive classes and special schools (GUEBERT, 2013; RELVAS, 2015; 2017; BARBOSA and SOUZA, 2016; ALMEIDA, 2017; TARCITANO, 2017; CHAVES, 2017; WEHMEYER et al, 2008).). Despite being fruitful and dedicating themselves to the theme with propriety, the survey carried out to identify teaching materials and resources designed to work with students with intellectual disabilities was not promising. This research seeks to contribute to the studies on intellectual disability and, for that, it started from a main question that guided all the theoretical methodological work: What teaching practices and what instruments can be used in the literacy process of the person with intellectual disability? To answer the question, a qualitative research with an exploratory character was carried out, with the objective of creating a didactic material constituted by an Activity Plan (PA) and a sequence of activities, called Didactic Unit (UD), and by interactive games about the healthy eating theme aimed at students in the literacy phase. The product consists of a Pedagogical Guide consisting of the materials cited and which have been evaluated by teachers from three educational institutions in the municipality of Duque de Caxias. The result revealed the consistency of the research, the theoretical and methodological basis followed and the positive evaluation of the research participants, who considered the product to be adequate and suitable for students with intellectual disabilities undergoing literacy.-
Descrição: dc.description194 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização-
Palavras-chave: dc.subjectDeficiência Intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectMaterial Didático-
Palavras-chave: dc.subjectJogos-
Palavras-chave: dc.subjectEstudante com necessidades específicas-
Palavras-chave: dc.subjectDificuldade de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectComprometimento cognitivo leve-
Palavras-chave: dc.subjectJogo educativo-
Palavras-chave: dc.subjectEducação especial-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectSequência didática-
Palavras-chave: dc.subjectRecurso didático-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa bibliográfica-
Palavras-chave: dc.subjectLiteracy-
Palavras-chave: dc.subjectIntellectual Disability-
Palavras-chave: dc.subjectEducational Material-
Palavras-chave: dc.subjectGames-
Título: dc.titleGuia pedagógico para elaboração de materiais de alfabetização de discentes com deficiência intelectual-
Título: dc.titlePedagogical guide for the preparation of literacy materials for students with intellectual disabilities-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.