Uma Proposta de Ambiente Virtual para o Ensino de Relatividade Geral no Ensino Médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMendes, Raissa Fernandes Pessoa-
Autor(es): dc.contributorBarbosa, Vitor Acioly-
Autor(es): dc.contributorSigaud, Lucas Mauricio-
Autor(es): dc.creatorGonçalves, Alessandro Lutterbach Veiga-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:10:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:10:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-16-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27931-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765253-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um Ambiente Virtual voltado para alunos do Ensino Médio em que a Relatividade Geral é apresentada de maneira conceitual. Para tal, essa monografia inicia com uma pesquisa sobre as principais justificativas para se ensinar tópicos de Física Moderna no Ensino Médio, que por fim motivaram a inclusão de outros objetivos específicos a serem alcançados. Foi feita também, com uma metodologia inspirada no Modelo de Reconstrução Educacional, uma pesquisa para identificar os conceitos-chave da Relatividade Geral e os possíveis desafios que o seu ensino apresenta. Além disso, foram estudados e discutidos os benefícios e malefícios de alguns recursos e técnicas comumente utilizados para tal. Por fim, a partir dessa pesquisa, foi proposto e detalhado um Ambiente Virtual que contempla os objetivos especificados.-
Descrição: dc.descriptionThis work aims to develop a Virtual Environment aimed at High School students in which General Relativity is conceptually presented. To this end, this monograph begins with a research of the main justifications for teaching Modern Physics in High School, which ultimately motivated the inclusion of other specific aims to be achieved. With a methodology inspired by the Educational Reconstruction Model, an investigation was also carried out to identify the key concepts of General Relativity and the possible challenges that its teaching presents. In addition, the benefits and harms of some commonly used resources and techniques were studied and discussed. Finally, from this investigation, a Virtual Environment, which contemplates the specified objectives, was proposed and detailed.-
Descrição: dc.description46 f-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectRelatividade Geral-
Palavras-chave: dc.subjectAmbiente Virtual de Ensino-
Palavras-chave: dc.subjectFísica Moderna e Contemporânea-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectRelatividade Geral-
Palavras-chave: dc.subjectAmbiente virtual de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectFísica moderna e contemporânea-
Palavras-chave: dc.subjectProdução intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectGeneral Relativity-
Palavras-chave: dc.subjectOnline Learning Environment-
Palavras-chave: dc.subjectModern and Contemporary Physics-
Título: dc.titleUma Proposta de Ambiente Virtual para o Ensino de Relatividade Geral no Ensino Médio-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.