Subjetividades negras surdas: rompendo o silêncio na educação de jovens e adultos

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Luiza Rodrigues de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3295799847648304-
Autor(es): dc.contributorMonteiro, Ana Claudia Lima-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1229607279781632-
Autor(es): dc.contributorLima, Maria de Fátima-
Autor(es): dc.contributorAnjos, Maylta Brandão dos-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5096748167978986-
Autor(es): dc.contributorSilva, Tiago Ribeiro da-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3322866418762363-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6055657315924693-
Autor(es): dc.creatorSilva, Aline Gomes da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:10:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:10:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-27-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27947-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765252-
Descrição: dc.descriptionEsta tese surge a partir das experiências vividas com estudantes surdos/as frente a diferentes violências e sistemas de opressão vivenciados e narrados por eles/as, como racismo, ouvintismo, sexismo, que incidem sobre a corporeidade surda. Para tanto, o objetivo inicial da pesquisa foi problematizar a interseccionalidade raça-surdez, tendo como cenário uma escola bilíngue – o Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES. A construção epistêmico - metodológica do estudo se deu na relação desses/as estudantes comigo - mulher negra professora, evidenciando o exercício da Escrevivência como ferramenta de investigação. A partir da análise das primeiras cenas do campo, foi possível entender a necessidade de fazer interseccionalizar o gênero na raça-surdez. Neste caminho, a fim de entender a interseccionalidade proposta, tomamos como aporte a crítica ao pensamento psicológico brasileiro desenvolvida no encontro com as produções de Patricia Hill Collins, Conceição Evaristo, Grada Kilomba, Fatima Lima, Beatriz Nascimento, entre outras/os. Por fim, foram desenvolvidas discussões para o desenvolvimento de uma prática antirracista, antiouvintista e antissexista na construção da escola como um espaço relacional, de encontros e de visibilização dos/as diferentes sujeitos/as que ali circulam, fazendo dela um lugar de escuta, de solidariedade, de conversas e de construção afirmativa de nossas identidades.-
Descrição: dc.descriptionThis research arises from the experiences with deaf students in the face of different types of violence and systems of oppression experienced and narrated by them, such as racism, audism, sexism, which affect deaf corporeality. Therefore, the aim of this research was to problematize the race- deafness intersectionality, having as a setting the Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES, a bilingual school. The epistemic-methodological construction of the study took place in the relationship of these students with me - a black woman teacher, evidencing the exercise of the Writing Experiences as a tool for investigation. From the analysis of the first scenes of the field, it was possible to understand the need to intersectionalize gender in race- deafness. In this way, in order to understand the proposed intersectionality, we take as a contribution the criticism of Brazilian psychological thought developed in the encounter with the productions of Patricia Hill Collins, Conceição Evaristo, Grada Kilomba, Fatima Lima, Beatriz Nascimento, among others. At last, discussions were made for the development of an antiracist, antiaudist and antisexist pratice in the construction of the school as a relational space, of encounters and of visibilization of different subjects, making the school as a space for listening, solidarity, conversation and affirmative construction of our identities-
Descrição: dc.description193 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de surdas/os-
Palavras-chave: dc.subjectInterseccionalidade-
Palavras-chave: dc.subjectEscrevivência-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade-
Palavras-chave: dc.subjectNegros/as surdos/as-
Palavras-chave: dc.subjectPessoa com insuficiência auditiva-
Palavras-chave: dc.subjectEducação especial-
Palavras-chave: dc.subjectNegro-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade-
Palavras-chave: dc.subjecteducation of deaf students; intersectionality; Writing Experiences; identity; black deaf-
Palavras-chave: dc.subjectEducation of deaf students-
Palavras-chave: dc.subjectIntersectionality-
Palavras-chave: dc.subjectWriting Experiences-
Palavras-chave: dc.subjectIdentity-
Palavras-chave: dc.subjectBlack deaf-
Título: dc.titleSubjetividades negras surdas: rompendo o silêncio na educação de jovens e adultos-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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