Gênero (gender e genre): pesquisando identidades sexuais e leitura no contexto pedagógico

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVereza, Solange Coelho-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781522P3-
Autor(es): dc.contributorMiller, Inês Kanyon de-
Autor(es): dc.contributorSilveira, Maria Elisa Knust-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797234Z2-
Autor(es): dc.creatorTaveira, Dayse Maria Oliveira dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:10:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:10:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-30-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32133-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765246-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho, de natureza etnográfica, está fundamentado em três eixos teóricos: leitura, gênero textual e construção de identidade com foco na questão do gênero. Mais especificamente, o estudo tem por objetivo investigar como o gênero ( gender ) interfere nas escolhas de gênero ( genre ) de leitores adolescentes. Os participantes da pesquisa foram alunos de dois contextos escolares diferentes: um curso de inglês e uma escola pública federal, ambos na cidade do Rio de Janeiro. Há um foco na prática de leitura como evento social no qual os leitores adolescentes interagem com textos e entre si, co-construindo significados e (re-)construindo suas identidades sociais, em especial as de gênero-
Descrição: dc.descriptionThis ethnography-based research is based on three theoretical concepts: reading, genre and the construction of social identities, with a focus on gender. The study aims at investigating to what extent gender may interfere in the students´ choices of genre. The participants come from two educational contexts: an English language school and a federal public school. There is a focus on reading as a social event in which the teenage readers interact with texts and with one another, co-constructing meaning and (re-)constructing their social identities, namely their gender identities-
Descrição: dc.description114 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectInteresse na leitura-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade sexual na educação-
Palavras-chave: dc.subjectGênero-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Título: dc.titleGênero (gender e genre): pesquisando identidades sexuais e leitura no contexto pedagógico-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.