As imagens amadoras de Virginia Tech em três cenas contemporâneas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerraz, Maria Cristina Franco-
Autor(es): dc.contributorCPF:36859785922-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781243Y7-
Autor(es): dc.contributorSibilia, Maria Paula-
Autor(es): dc.contributorCPF:56984525122-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5318250490460865-
Autor(es): dc.contributorBruno, Fernanda Glória-
Autor(es): dc.contributorCPF:80560908022-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0010160208417370-
Autor(es): dc.creatorMalinowski, Gabriel Gesualdi-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:10:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:10:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2010-07-20-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18922-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765241-
Descrição: dc.descriptionThis work aims to investigate, among the practices and representations that involve the amateur images, certain subjetive, social and media settings. For the analysis of some of these conformations, we rely on "three scenes" of the Virginia Tech massacre, which occurred in April 2007. In the first one, the student-gunman Cho Seung-hui produces and sends a Multimedia Manifesto to the television network NBC. In the second one, another student from the same university produces a video, sends it to CNN. In this video, we hear the shots of Cho. In the third scene, the first and the second videos are seen by spectators around the world. Between the modes of use, production and consumption of these images, we investigate some issues, such as perception, aesthetics, identity, work and surveillance in times of Web 2.0.-
Descrição: dc.descriptionTrata-se de investigar, a partir das práticas e representações que envolvem as chamadas imagens amadoras, certas configurações subjetivas, sociais e midiáticas que vêm tomando forma no contexto do capitalismo informatizado. Como mote para a análise de algumas dessas conformações, nos apoiamos em três cenas do massacre da universidade americana Virginia Tech, ocorrido em abril de 2007. Na primeira delas, o estudante-atirador Cho Seunghui produz e envia um Manifesto Multimídia para a rede de televisão americana NBC. Na segunda, um outro estudante da mesma universidade produz um vídeo, e o envia para a CNN. Nesse vídeo, ouvem-se disparos de Cho. Na terceira cena, tanto o primeiro quanto o segundo vídeo entram em circulação para espectadores de todo mundo, através das telas da televisão e da Internet. Em meio aos modos de uso, produção e consumo dessas imagens, levando em conta os contextos nos quais estão inscritas, investigamos temas tais como percepção, estética, identidade, trabalho e vigilância, em tempos de Web 2.0.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Comunicação-
Publicador: dc.publisherComunicação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectSubjetividade contemporânea-
Palavras-chave: dc.subjectMassacre de Virginia Tech-
Palavras-chave: dc.subjectSociedade do espetáculo-
Palavras-chave: dc.subjectImagem amadora-
Palavras-chave: dc.subjectAmateur images-
Palavras-chave: dc.subjectMassacre at Virginia Tech-
Palavras-chave: dc.subjectSociety of the spectacle-
Palavras-chave: dc.subjectContemporary subjectivity-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO-
Título: dc.titleAs imagens amadoras de Virginia Tech em três cenas contemporâneas-
Título: dc.titleThe amateur images of Virginia Tech in three contemporary scenes-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.