Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Chinelli, Maura Ventura | - |
Autor(es): dc.contributor | Salomão, Simone Rocha | - |
Autor(es): dc.contributor | Côrtes, Carlos Eduardo da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Amaríllis Marriel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:10:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:10:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-11-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-11-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/5136 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765228 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho teve como objetivo mostrar a necessidade de mudança na preparação de professores do ensino básico inicial para tratar de conhecimentos químicos em suas aulas com crianças. O referencial teórico utilizado foi a teoria da aprendizagem significativa, de David Ausubel. Apresentam-se diversos experimentos de química para o ensino fundamental, aplicados a crianças e a professores. A avaliação de mérito e de impacto das oficinas realizadas mostra que tanto alunos quanto professores tiveram atitude positiva com relação à proposta, apontando que houve a aprendizagem por meio dos experimentos e que estes obtiveram o resultado desejado | - |
Descrição: dc.description | This study aims to show the need for change teachers preparation for basic education that deal with chemical knowledge in their classes with children. The theoretical framework was the meaningful learning theory, from David Ausubel. Several experiments are presented in chemistry for elementary education applied to children and teachers. Merits and workshops impacts evaluation show that both students and teachers had a positive attitude toward the proposal, indicating that there was learning through experimentation and that their expected result were achieved | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experimentos didáticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recurso didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chemistry teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Elementary education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didactic experiments | - |
Título: dc.title | Conhecendo a química desde pequenininho: inserções da química nas séries iniciais do ensino fundamental | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: