Conhecendo a química desde pequenininho: inserções da química nas séries iniciais do ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorChinelli, Maura Ventura-
Autor(es): dc.contributorSalomão, Simone Rocha-
Autor(es): dc.contributorCôrtes, Carlos Eduardo da Silva-
Autor(es): dc.creatorSantos, Amaríllis Marriel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:10:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:10:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-11-06-
Data de envio: dc.date.issued2017-11-06-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5136-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765228-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve como objetivo mostrar a necessidade de mudança na preparação de professores do ensino básico inicial para tratar de conhecimentos químicos em suas aulas com crianças. O referencial teórico utilizado foi a teoria da aprendizagem significativa, de David Ausubel. Apresentam-se diversos experimentos de química para o ensino fundamental, aplicados a crianças e a professores. A avaliação de mérito e de impacto das oficinas realizadas mostra que tanto alunos quanto professores tiveram atitude positiva com relação à proposta, apontando que houve a aprendizagem por meio dos experimentos e que estes obtiveram o resultado desejado-
Descrição: dc.descriptionThis study aims to show the need for change teachers preparation for basic education that deal with chemical knowledge in their classes with children. The theoretical framework was the meaningful learning theory, from David Ausubel. Several experiments are presented in chemistry for elementary education applied to children and teachers. Merits and workshops impacts evaluation show that both students and teachers had a positive attitude toward the proposal, indicating that there was learning through experimentation and that their expected result were achieved-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectExperimentos didáticos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectRecurso didático-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry teaching-
Palavras-chave: dc.subjectElementary education-
Palavras-chave: dc.subjectDidactic experiments-
Título: dc.titleConhecendo a química desde pequenininho: inserções da química nas séries iniciais do ensino fundamental-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.