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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Paiva, Daniel Costa de | - |
Autor(es): dc.creator | Brum, Tayrine Rodrigues | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:10:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:10:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/29060 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765227 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho tem por objetivo auxiliar na identificação de alunos aqui classificados como “ignorados educacionalmente”, utilizando para isto jogos e testes. Para um melhor esclarecimento deste termo, consideram-se os alunos que possuem dificuldades de aprendizagem, mas sem diagnóstico ou análise clínica especializada. O primeiro capítulo do referencial teórico aborda um resumo dos aspectos cognitivos e em específico àqueles que mais impactam na aprendizagem: percepção, memória, atenção. Há a discussão da importância de uma escola e seus docentes serem preparados para o recebimento de alunos que possuem qualquer necessidade especial conforme descrito no Plano Nacional de Educação Especial. Um estudo sobre a história e evolução dos jogos foi abordado, destacando a importância destes no desenvolvimento cognitivo dos alunos e o impacto cognitivo (positivo e/ou negativo) que cada um tem enquanto metodologia de ensino. Como parte prática deste trabalho foi realizado o levantamento e estudo de uma série de jogos e testes, os quais, através de suas estratégias, designs gráficos e seu propósito facilitam a identificação de alunos com desempenho diferenciado dos colegas, sendo esta parte publicada em periódico. Posteriormente foram duas aplicações dos jogos e testes, em duas turmas com características de alta distinção para verificar a eficácia da experimentação proposta. Com o resultado da aplicação foi possível identificar alguns casos. A principal contribuição deste trabalho está na apresentação de diretrizes para profissionais da educação a fim de auxilia-los na identificação de alunos "ignorados educacionalmente", avaliar um possível ajuste em suas práticas docentes para gerar melhores resultados frente ao planejamento de suas aulas com aumento do rendimento educacional dos alunos. Um protótipo de página de internet com alguns jogos foi produzido com o objetivo de reunir, mesmo que em fase inicial, alguns jogos úteis para os docentes. | - |
Descrição: dc.description | This work aims to help in the identification of students classified here as "educationally ignored", using games and tests. For a better explanation of this term, we consider the students who have learning difficulties, but without diagnosis or specialized clinical analysis. The first chapter of the theoretical framework deals with a summary of cognitive aspects and specifically those that most impact on learning: perception, memory, attention. There is a discussion about the importance of a school and teachers, if they are prepared for the students who have difficulties as described in the National Special Education Plan. A study on the history and evolution of the games was addressed, highlighting the importance of them in the cognitive development of students, the cognitive impact (positive and / or negative) and the use in a teaching methodology. As a practical part, series of games and tests were carried out, which, through their strategies, graphic designs and their purpose, facilitate the identification of different performance from students in comparison of their colleagues. Subsequently there were two applications of the games and tests, in two classes, and, as expected, some specific characteristics were identified. The main contribution of this work is the presentation of guidelines in order to help teachers and educational professionals to more easily identify students "educationally ignored", and after this highlight, evaluate a possible adjustment in their practices to generate better results increasing educational achievement of students. A prototype with some useful games for teachers was produced. | - |
Descrição: dc.description | 102 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mapeamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Testes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Necessidades especiais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cognição | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mapping | - |
Palavras-chave: dc.subject | Games | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tests | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cognition | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Título: dc.title | Construção de possibilidades junto a alunos "ignorados educacionalmente" | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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