Análise das cotas raciais sob a perspectiva do reconhecimento: um estudo acerca da Universidade Federal Fluminense

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBrandão, André Augusto Pereira-
Autor(es): dc.contributorJorge, Luiz Marcos de Lima-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Carlos Alberto Lima de-
Autor(es): dc.creatorAraújo, Soraya Gonçalves dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:10:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:10:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-08-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-08-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/23509-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765211-
Descrição: dc.descriptionEssa dissertação pretende colaborar com o debate em torno das questões relativas à política de Ação Afirmativa no ensino superior, tendo como pano de fundo os problemas relacionados ao campo do reconhecimento. Tomamos como referencial teórico as produções de Axel Honneth. De forma geral, o estudo tem por objetivo investigar os possíveis efeitos subjetivos oriundos da política de cotas raciais nos beneficiários dessa política. A metodologia foi pautada em pesquisa bibliográfica sobre as desigualdades observadas na nossa formação social, além da realização de uma pesquisa de campo qualitativa, de caráter exploratório, utilizando a técnica de grupos de discussão mediante entrevistas semi-estruturadas com questões abertas. Visamos, dessa forma, explorar, com mais profundidade, as percepções e experiências dos estudantes. A amostra consistiu em 36 graduandos vinculados aos cursos de duas grandes áreas do conhecimento científico – as Ciências Humanas e Filosóficas e as Engenharias – da Universidade Federal Fluminense no ano de 2018. Com base na sistematização e análise dos dados coletados, observa-se os ganhos simbólicos, positivos e negativos, dos alunos cotistas advindos do ingresso à universidade via política de cotas raciais, bem como os entraves e dificuldades existentes em decorrência de ser beneficiário da medida. Constatamos ainda que há muita condenação moral por parte dos discentes e docentes em detrimento da presença dos graduandos cotistas. Detectamos a possibilidade de alteração substancial da autoimagem dos beneficiários da política a partir da vivência universitária. Os dados mostram que a Ação Afirmativa tem grau relevante de influência no que se refere ao incremento de estima e prestígio social dos alunos cotistas.-
Descrição: dc.descriptionThis master’s thesis aimed to collaborate with the debate around issues related to Affirmative Action policy in higher education related to recognition theories. It had chosen as theoretical reference the productions of the author Axel Honneth. The objective of this study is to investigate the possible subjective effects of the policy of racial quotas on the beneficiaries of this policy. The research methodology had based on bibliographical research on the inequalities observed in our social formation, moreover to conducting a qualitative exploratory approach research, using the technique of discussion groups through semi-structured interviews with open questions. It aimed, in this way, to explore, deeper, the students' perceptions and experiences. The population consisted of 36 undergraduates linked to the courses of two major areas of scientific knowledge - the Human and Philosophical Sciences and Engineering - of the Federal Fluminense University in 2018. Based on the systematization of the sample, we could observe the symbolic gains, positives and negatives, of the students attending college entrance through the policy of racial quotas, as well as the obstacles and difficulties in being beneficiaries of the measure. It had found that there is still a lot of moral condemnation on the part of the students and teachers to the detriment of the presence of the quota holders, although the consequences in the middle of primary sociability are promising. There was a possibility of a substantial change in the self-image of the beneficiaries of the policy based on university experience. The data show that Affirmative Action has a relevant degree of influence regarding the increase in the esteem and social prestige of quota students.-
Descrição: dc.description86f-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCotas Raciais-
Palavras-chave: dc.subjectAção Afirmativa-
Palavras-chave: dc.subjectReconhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectRedistribuição-
Palavras-chave: dc.subjectAcesso ao ensino superior-
Palavras-chave: dc.subjectDemocratização do ensino-
Palavras-chave: dc.subjectDesigualdade social-
Palavras-chave: dc.subjectProgramas de Ação Afirmativa-
Palavras-chave: dc.subjectRacial Quotas-
Palavras-chave: dc.subjectAffirmative Action-
Palavras-chave: dc.subjectRecognition-
Título: dc.titleAnálise das cotas raciais sob a perspectiva do reconhecimento: um estudo acerca da Universidade Federal Fluminense-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.