Representação social do servidor público no Brasil e sua percepção no trabalho: um estudo de caso em uma universidade no Sul Fluminense

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLeite, Ana Paula Todaro Taveira-
Autor(es): dc.contributorMonteiro, Cristiano Fonseca-
Autor(es): dc.contributorLima, Raphael Jonathas da Costa-
Autor(es): dc.creatorNascimento, Jaqueline Gonçalves do-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:10:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:10:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-06-14-
Data de envio: dc.date.issued2017-06-14-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/3862-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765201-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem como escopo investigar a representação social do servidor público no Brasil e identificar os reflexos dessa representação na percepção dos servidores públicos lotados em uma universidade federal do sul fluminense. Simultaneamente, realizou-se o mesmo tipo de investigação com seus usuários diretos, no caso discentes vinculados ao curso de administração. Para tanto, realizou-se entrevistas semi-estruturadas com nove técnicos administrativos - 7 mulheres e 2 homens - concursados e lotados no pólo universitário. Todos os entrevistados têm menos de cinco anos de casa e foram selecionados de modo aleatório. Paralelamente, foram aplicados 82 questionários do tipo Likert junto à discentes do curso de administração. Esse quantitativo foi baseado em uma amostragem aleatória simples. Os dados coletados nas entrevistas foram analisados sob a ótica da análise do discurso enquanto os dados coletados por meio dos questionários receberam tratamento estatístico. Os resultados indicam que os servidores entrevistados compartilham percepções semelhantes entre si. Tais percepções são descritas no referencial bibliográfico desse estudo e são apontadas como representações sociais. Contudo, os entrevistados não se incluem na categoria de servidores típicos. Ao contrário desses últimos, consideram-se atuantes, comprometidos, eficientes, ou seja, representam a exceção à regra. Quanto aos usuários, obteve-se resultados que sugerem que esse grupo ainda mantém vivo o mito do servidor público padrão: desmotivado, ineficiente, mal-educado, descomprometido. Contudo, os dados indicam que essa percepção está sendo timidamente alterada, principalmente em se tratando dos servidores da universidade em questão. Portanto, pode-se concluir que as representações sociais descortinadas ao longo dessa pesquisa são condizentes com as suposições que nortearam esse estudo e estão presentes no discurso dos sujeitos da pesquisa. Tanto os servidores ntrevistados quanto os discentes abordados têm uma percepção negativa do servidor público brasileiro respaldada por uma herança histórica. Contudo, pode-se sinalizar para uma mudança de percepção em ambos os grupos pesquisados-
Descrição: dc.descriptionThis work has as scope to investigate the social representation of public servants in Brazil and identify the effects of that representation in the perception of public servants in a crowded Southem Federal Fluminense University. Simultaneously, there was the same kind of research with its users direct, where students linked to the course of administration. To this end, we carried out semi-structured interviews with nine administrative staff - seven women and two men - in crowded public employees and university center. AlI the respondents have less than five years of house and were selected at random. In parallel, we applied 82 questionnaires Likert next to students from the administration. This number was based on a simple random sampling. The data collected in the interviews were analyzed from the perspective of discourse analysis as the data collected through the questionnaires were statistically analyzed. The results indicate that the servers interviewees share similar perceptions among themselves. Such perceptions are described in this study and bibliographical references are cited as social representations. However, respondents are not included in the category of typical servers. Unlike the latter, are considered active, committed, efficient, ie, represent the exception to the rule. As users, we obtained results suggesting that this group still keeps alive the myth of public server default: unmotivated, inefficient, rude, uncompromising. However, the data indicate that this perception is being tentatively changed, especially in the case of employees of the university in questione Therefore, we can conclude that social representations unfold along this research are consistent with the assumptions that guided this study and are present in the discourse of research subjects. Both servers interviewed regarding the students have tackled a negative perception of the Brazilian civil servant backed by a historical legacy. However, it is possible to signal a change in perception in both groups surveyed-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPercepção-
Palavras-chave: dc.subjectRepresentação social-
Palavras-chave: dc.subjectServidor público-
Palavras-chave: dc.subjectPercepção-
Palavras-chave: dc.subjectRepresentação social-
Palavras-chave: dc.subjectServidor público-
Palavras-chave: dc.subjectPerception-
Palavras-chave: dc.subjectSocial representation-
Palavras-chave: dc.subjectPublic servant-
Título: dc.titleRepresentação social do servidor público no Brasil e sua percepção no trabalho: um estudo de caso em uma universidade no Sul Fluminense-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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