Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mansur, Newton Luiz Pires | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3889509455415914 | - |
Autor(es): dc.contributor | Ponciano, Beatriz Maria Boechat | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4044425762918929 | - |
Autor(es): dc.contributor | Carneiro, Lindolff Thadeu | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4921114670124613 | - |
Autor(es): dc.creator | Neves, Lorran Luiz de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:10:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:10:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25112 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765179 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho aborda o tema do uso de experimentos no ensino de Física, em especial, tratando do uso de uma tecnologia de informação e comunicação (TDIC), desenvolvida pelo autor em colaboração com o orientador, e subsídios para uso dessa tecnologia no ensino de Física. A realização de experimentos de Física no Ensino Médio (EM) ainda é relativamente pouco explorada, pelos mais diversos motivos, dentre os quais está o custo elevado da montagem e manutenção de um laboratório didático, o que se agrava mais quando a questão é a aquisição de dados por meio de aparelhos de medidas, principalmente os que possuem um pouco mais de sofisticação. No entanto nossa hipótese é de que é possível construir alternativas mais baratas para esses tipos de aparelhos utilizando tecnologias emergentes do contexto da Internet das Coisas, ou Internet Of Thing (IoT), e da cultura maker, que podem ser utilizadas para a montagem de laboratórios de baixo custo ou mesmo serem utilizadas dentro da sala de aula, favorecendo fortemente um processo de ensino-aprendizagem que, por meio de atividades investigativas, pode contribuir para o letramento científico do estudante. É apresentado então alguns detalhes técnicos para a montagem de um módulo de aquisição de dados, utilizando um hardware de uso popular em projetos da IoT e sensores conhecidos da cultura maker, tudo isso podendo ser controlado por um aplicativo no smartphone do estudante. Um relato do processo de construção desse módulo também é apresentado, assim como alguns exemplos de uso. E como considerações finais se conclui que esses objetivos foram cumpridos, ao mostrar a possibilidade de criação de um módulo desse tipo e ao socializar subsídios para o seu bom uso para fins didáticos. | - |
Descrição: dc.description | The present work addresses the theme of the use of experiments in the teaching of Physics, in particular, dealing with the use of an information and communication technology (TDIC), developed by the author in collaboration with the advisor, and subsidies for the use of this technology in the teaching of physics. Physics. The realization of physics experiments in high school (EM) is still relatively little explored, for the most diverse reasons, among which is the high cost of setting up and maintaining a didactic laboratory, which is more aggravated when the question is the acquisition data through measuring devices, especially those that have a little more sophistication. However, our hypothesis is that it is possible to build cheaper alternatives for these types of devices using technologies emerging from the context of the Internet of Things, or Internet Of Thing (IoT), and the maker culture, which can be used to set up laboratories low cost or even be used within the classroom, strongly favoring a teaching-learning process that, through investigative activities, can contribute to the student's scientific literacy. Then some technical details are presented for the assembly of a data acquisition module, using hardware of popular use in IoT projects and sensors known to the maker culture, all of which can be controlled by an application on the student's smartphone. An account of the construction process of this module is also presented, as well as some examples of use. And as final considerations, it is concluded that these objectives have been fulfilled, by showing the possibility of creating such a module and by socializing subsidies for its good use for educational purposes. | - |
Descrição: dc.description | 69f | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | IoT | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura maker | - |
Palavras-chave: dc.subject | ESP8266 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Investigativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Laboratório Didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Módulo de Aquisição de Dados | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Significativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologias Ativas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Laboratório didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Módulo de aquisição de dados | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internet das coisas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura maker | - |
Palavras-chave: dc.subject | IoT | - |
Palavras-chave: dc.subject | Maker culture | - |
Palavras-chave: dc.subject | ESP8266 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inquiry-based Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didactic Laboratory | - |
Palavras-chave: dc.subject | Data Acquisition Module | - |
Palavras-chave: dc.subject | Meaningful Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Active Methodologies | - |
Título: dc.title | Ensino de Física utilizando módulo para aquisição de dados controlado por aplicativo para smartphone | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: