Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lacerda, Thiago Correa | - |
Autor(es): dc.contributor | Delou, Cristina Maria Carvalho | - |
Autor(es): dc.contributor | Cardoso, Fernanda Serpa | - |
Autor(es): dc.contributor | Macario, Kita Chaves Damasio | - |
Autor(es): dc.contributor | Valente, André Guimarães | - |
Autor(es): dc.contributor | Yamasaki, Alice Akemi | - |
Autor(es): dc.creator | Lemos, Adriana Muniz da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:10:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:10:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/29286 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765170 | - |
Descrição: dc.description | Trabalho desenvolvido no Projeto de Extensão Escola de Inclusão e no Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense | - |
Descrição: dc.description | Na última década, os surdos conseguiram a imposição legal da presença do intérprete de LIBRAS junto ao professor para fazer a comunicação ouvinte-surdo na turma bilíngue. Certamente um grande passo em direção a inclusão, porém, a Matemática é uma disciplina que depende do raciocínio lógico e do acompanhamento visual ofertados pelo docente. Assim, o professor precisa ficar em igualdade de condições com o intérprete no quesito comunicação, para isso, não basta sinais em LIBRAS para a disciplina e uma orientação mais direta faz-se essencial. O aluno surdo é um ser que utiliza uma língua e cultura própria. Essa concepção socioantropológica da surdez, entende que o bilinguismo é o melhor método para ensino para surdos. Para contribuir com esta relação direta aluno-docente, nosso trabalho inicia-se com um levantamento bibliográfico com o objetivo de buscar nas plataformas digitais Scielo, Capes e BVS registros na última década que mostrem metodologias de ensino para alunos surdos na disciplina de Matemática do Ensino Fundamental. A pesquisa na literatura digital nos indica haver uma escassez de sequencias didáticas em geral, o que se vê são sinais soltos sem orientação ordenada. Diante da informação, partimos com empoderamento para elaboração de uma ementa de curso de formação continuada para os professores de Matemática e áreas afins do 6º ao 9º ano. Nesse contexto, esta ementa, que tem por base a visão socioantropológica da surdez, visa diminuir a distância que há entre o professor e o aluno surdo, criando assim novas possibilidades didáticas-metodológicas e enriquecimento das aulas de matemática. A aplicação do curso se deu na forma à distância, devido à pandemia de COVID-19 instaurada no mundo no ano de 2020. Os resultados da aplicação mostram a necessidade de cursos para professores de matemática, a falta de conhecimento de LIBRAS dos cursistas e o apoio dos mesmos em outras questões para justificar o atendimento precário do aluno surdo. | - |
Descrição: dc.description | In the last decade, the deaf community has achieved the legal imposition of the LIBRAS interpreter presence with the teacher to make the listener-deaf communication in the bilingual class. Certainly a big step towards inclusion has been done, however, Mathematics is a discipline which depends on the logical reasoning and the visual monitoring offered by the teacher. Thus, the teacher needs to be on equal terms with the interpreter related to communication, so signs in LIBRAS are not enough for the discipline and a more direct orientation is essential. The deaf student is a human being with his/her own language and culture. This socio-anthropological conception of deafness, understands that bilingualism is the best method for teaching the deaf. To contribute to this direct student-teacher relationship, our work begins with a bibliographic survey with the objective to search the digital platforms such as Scielo, Capes and BVS records in the last decade that show teaching methodologies for deaf students in Mathematics subject at Elementary school. Researches in the digital literature indicates that there is a shortage of didactics sequences in general. We can check loose signs without orderly guidance. In the face of this information, we started with empowerment to prepare a continuing education course syllabus for mathematics teachers and related areas from the 6th to the 9th grades. In this context, the course, based on the socio-anthropological deafness vision. It aims to reduce the distance between the teacher and the deaf student, creating new methodological possibilities and enriching the Mathematics classes. The course was applied in the distance modality, due to COVID-19 pandemic that was established in the world in 2020. The results of the application show the necessity of courses for Mathematics teachers, the lack of LIBRAS knowledge among the course participants and their support in other issues to justify the precarious attendance of deaf students. | - |
Descrição: dc.description | 115 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de surdos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação continuada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação permanente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudante com necessidades específicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Método de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Multilinguismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Deaf teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Continuing education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didatics sequence | - |
Título: dc.title | A matemática e o aluno surdo: uma proposta de formação continuada para professores do 6º ao 9º ano do ensino fundamental | - |
Título: dc.title | Mathematics and the deaf student: a proposal for continuing education for teachers from the 6th to the 9th grade of elementary school | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: