Hélio Oiticica: arte como experiência participativa

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarbosa, Wallace-
Autor(es): dc.contributorCPF:00220090922-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784048Y9-
Autor(es): dc.contributorAlvarez, José Maurício Saldanha-
Autor(es): dc.contributorCPF:00345322022-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794616H4-
Autor(es): dc.contributorSiqueira, Vera Beatriz Cordeiro-
Autor(es): dc.contributorCPF:60034233422-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785112Y8-
Autor(es): dc.creatorSilva, Cinara de Andrade-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:10:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:10:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2006-10-02-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17422-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765154-
Descrição: dc.descriptionThe present work intends to identify the main issues concerning the construction of Hélio Oiticica poetics, thus, developing these questions alongside an analysis of portions of his body of work, here considered as the resultant of artistic object, its relation with the participant and his writings. It also intends to contribute to the discussion of his creative process in relation to the work/poetics/viewer-participant/art system equation. The folowing works and its related issues were choosen as the object of our analysis: the crossing of boundaries between fine arts in Metaesquemas, Monocromáticos (Invenções), Relevos Neoconcretos, Bilaterais and Relevos Espaciais and its propositions towards the object; active participation in Bólides, Núcleos, Penetráveis, Parangolés and Ninhos; vontade construtiva e antropofágica in Tropicália; deconditioning in Éden; antiinstitutionalization utopia present in the anti-art proposals of Barracão, Manhattan Brutalista and Delirium Ambulatorium.-
Descrição: dc.descriptionNa presente dissertação, pretende-se, a partir da identificação dos principais pontos de discussão na constituição da poética de Hélio Oiticica, desenvolver essas questões em paralelo com algumas de suas obras, observando sua produção como um todo que se constitui em participação do público, objeto artístico e seus textos. Isso com o intuito de contribuir para a reflexão sobre seu processo artístico na relação obra-poética-público-sistema. Com essa finalidade, foram escolhidos os seguintes itens e obras para serem analisados: o deslimite entre as artes e a tendência ao objeto nas obras Metaesquemas; Monocromáticos (Invenções); Relevos Neoconcretos; Bilaterais e Relevos Espaciais; a participação do público nos Bólides, Núcleos, Penetráveis, Parangolés e Ninhos; a vontade construtiva e antropofágica na Tropicália; o descondicionamento proposto no Éden; a utopia da antiarte presente nas proposições do projeto Barracão, da apropriação Manhattan Brutalista e da performance Delirium Ambulatorium ao se oporem à institucionalização. Esses pontos de questionamento, presentes em suas obras e textos, foram levantados, inicialmente, para essa dissertação, a partir do texto do artista e, posteriormente, também contribuíram, especificamente, para pensar sobre sua poética, os livros (op. cit) de Maria José Justino; de Celso Favaretto; e de Paola Berenstein Jacques. Pôde-se perceber, no decorrer da dissertação, como utopia maior que conduz o seu fazer, a aproximação arte e vida através do delírio ambulatório da participação que movimenta os espaços na busca de si mesmo. Por isso, recolocando a questão de Jacques, é preciso pensar em conservar a noção de participação e, ao mesmo tempo, conservar os espaços em movimento (Jacques, 2003, p. 150). Isso pode ser percebido como questão definitiva na poética de Oiticica que, se observada por esse posicionamento crítico, aponta a necessidade do descondicionamento para se alcançar a liberdade interior que seria ampliada para o entorno.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Ciência da Arte-
Publicador: dc.publisherTeoria da Arte-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectHélio Oiticica-
Palavras-chave: dc.subjectObras-
Palavras-chave: dc.subjectTextos-
Palavras-chave: dc.subjectPoética-
Palavras-chave: dc.subjectParticipação-
Palavras-chave: dc.subjectVivência-
Palavras-chave: dc.subjectDescondicionamento-
Palavras-chave: dc.subjectVontade Construtiva-
Palavras-chave: dc.subjectAntiarte-
Palavras-chave: dc.subjectUtopia Oiticica, Hélio, 1937-1980-
Palavras-chave: dc.subjectArte moderna-
Palavras-chave: dc.subjectSéculo XX-
Palavras-chave: dc.subjectVanguarda (Estética)-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil-
Palavras-chave: dc.subjectWorks and writings-
Palavras-chave: dc.subjectParticipation-
Palavras-chave: dc.subjectArt and life-
Palavras-chave: dc.subjectDeconditioning-
Palavras-chave: dc.subjectFreedom-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::TEORIA DA ARTE-
Título: dc.titleHélio Oiticica: arte como experiência participativa-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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