Pedagogia social no contexto das vulnerabilidades de crianças no bairro do Caramujo, Niterói/RJ: contribuições do projeto PIPAS-UFF

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAraújo, Margareth Martins de-
Autor(es): dc.contributorAraújo, Flávia Monteiro de Barros-
Autor(es): dc.contributorMarendino, Rosane Barbosa-
Autor(es): dc.contributorOzechowki, Suzete Terezinha-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Diana Lemes-
Autor(es): dc.creatorAlves, Francisco da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:10:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:10:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-17-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29996-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765136-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo, desenvolvido em conformidade com a linha de pesquisa Políticas, Educação, Formação e Sociedade (PEFS) da Universidade Federal Fluminense (UFF), apresenta uma investigação sob o viés da Pedagogia Social no contexto de vulnerabilidades de crianças que residem no bairro Caramujo, na cidade de Niterói/RJ, e as contribuições do projeto PIPASUFF. Para tanto, a pesquisa parte da própria trajetória de vida do pesquisador, sujeito oriundo da educação popular, trazendo, em forma de narrativa, a problemática histórica da migração nordestina para os grandes centros urbanos do Brasil, bem como o contexto de desigualdade do país e as vulnerabilidades encontradas nas favelas. Esta é uma pesquisa de abordagem qualitativa, que busca, na metodologia da pesquisa participante e aprofundamento teórico acerca da Pedagogia Social, alternativas pedagógicas e preventivas dos sujeitos vulneráveis de espaços esquecidos pelo poder público, assim como pensar em um trabalho oferecido a essa população capaz de ampliar as oportunidades no local de origem desses sujeitos. Este estudo possui a fundamentação teórica em autores como Freire (1989, 1992 e 1996), ao trazer uma pedagogia crítica e uma educação humanizada; Caliman (2006), ao discutir sobre “estudantes em situação de desvantagem e risco social”; Cardoso (2018), que reflete sobre o processo de urbanização das favelas no Brasil; Ojima (2015), com uma breve contextualização da migração nordestina; Araújo (2015), ao abordar a Pedagogia Social para o século XXI, dentre outros autores que contribuíram para alicerçar os caminhos da pesquisa em curso, em destaque Minayo (2009), com os procedimentos da pesquisa social. Como procedimento metodológico da pesquisa, ajudaram a subsidiar o presente estudo as experiências do pesquisador em diferentes momentos de sua atuação profissional e formação somadas às entrevistas realizadas com moradores do bairro Caramujo, por meio do Google Forms (Anexo C), além de materiais produzidos pelos sujeitos que contribuíram de alguma forma para este estudo. Os resultados da pesquisa apontam contribuições significativas do trabalho socio-pedagógico realizado no Caramujo, através do PIPAS-UFF e a Pedagogia Social. Foram atendidas aproximadamente quinze crianças no bairro. Destaca-se ainda a importância das intervenções educativas não formais, as quais revelam o potencial dos sujeitos que vivem em locais de vulnerabilidades.-
Descrição: dc.descriptionThe present study, developed in accordance with the line of research Policies, Education, Training and Society (PEFS) of the Fluminense Federal University (UFF), presents an investigation under the principles of Social Pedagogy in the context of vulnerabilities of children residing in the Caramujo neighborhood, in the city of Niterói/RJ and the contributions of the PIPAS-UFF project. To this end, the research starts from the researcher's own life trajectory, a subject from popular education, bringing in the form of a narrative the historical problem of northeastern migration to the large urban centers of Brazil, as well as the context of inequality in the country and the vulnerabilities located in the slums. This is a research with a qualitative approach that seeks, in the methodology of participatory research and theoretical deepening about Social Pedagogy, pedagogical and preventive alternatives for subjects reserved for spaces forgotten by the public authorities, as well as thinking about a work offered to this population capable of expanding the opportunities in their own place of origin. This study has a theoretical basis based on authors such as Freire (1989, 1992 and 1996), by bringing a critical pedagogy and a humanized education; Caliman (2006), when discussing “students in a situation of pregnancy and social risk”; Cardoso (2018), who disagrees about the process of urbanization of favelas in Brazil; Ojima (2015), with a brief contextualization of northeastern migration; Araújo (2015), when addressing Social Pedagogy for the 21st century, among other authors who like to underpin the paths of ongoing research, highlight Minayo (2009), with the procedures of social research. And as a methodological research procedure, it helped to subsidize the present study, the experiences of the researcher in different moments of his professional performance and training, added to the interviews carried out with residents of the Caramujo neighborhood, through Google Forms (Annex C), as well as materials produced by subjects who tolerated in some way for this study. The research results indicate contributions to the socio-pedagogical work carried out in Caramujo, through PIPAS-UFF and Social Pedagogy. Approximately fifteen children in the neighborhood were assisted. It also highlights the importance of non-formal educational interventions that reveal the potential of subjects who live in places of vulnerability.-
Descrição: dc.description122 p-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia Social-
Palavras-chave: dc.subjectInfâncias-
Palavras-chave: dc.subjectPIPAS-UFF-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica educacional-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia social-
Palavras-chave: dc.subjectInfância-
Palavras-chave: dc.subjectPolicies-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectSocial Pedagogy-
Palavras-chave: dc.subjectChildhood-
Palavras-chave: dc.subjectPIPAS-UFF-
Título: dc.titlePedagogia social no contexto das vulnerabilidades de crianças no bairro do Caramujo, Niterói/RJ: contribuições do projeto PIPAS-UFF-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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