Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Diniz, Luciana Nemer | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0068007424688306 | - |
Autor(es): dc.contributor | Tauil, Fabíola Escobar D. D. | - |
Autor(es): dc.contributor | Moreira, Clarissa da Costa | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8818776992177118 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1514589610652991 | - |
Autor(es): dc.creator | Cantreva, Philipe Lopes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:10:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:10:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30505 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765130 | - |
Descrição: dc.description | Este Trabalho de Conclusão de Curso traz como proposta contextualizar todo o ensino de arquitetura e urbanismo no âmbito público do Estado do Rio de Janeiro – a saber: Instituto Federal Fluminense, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – e analisar as novas tecnologias na formação do profissional da área. Para embasamento é feita pesquisa em normas do Ministério da Educação e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo – assim como do órgão estudantil, a Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo – e, em seguida, são analisados os Projetos Pedagógicos das ditas Instituições de Ensino Superior Públicas. Prévio ao trabalho de campo – visita aos cursos e seus laboratórios – é estudado seus respectivos Currículos e suas disciplinas específicas de Representação Gráfica, Computação Gráfica e Projeto; tendo em vista sua forte fundamentação que se repercute na futura atuação no mercado de trabalho. A pesquisa destaca, ainda, a utilização das ferramentas tecnológicas atuais, como: cortadora a laser, impressora 3D, entre outras; nos conteúdos ministrados das referidas disciplinas. Realizadas as idas às Instituições com entrevistas, fotos e vivências; é extraído um diagnóstico prático das condições físicas do espaço e do real aproveitamento das tecnologias no ensino, para que então os seus fatores em comum sirvam para nortear as premissas da proposta de desenvolvimento da educação oferecida na Escola de Arquitetura e Urbanismo da UFF. | - |
Descrição: dc.description | This Course Completion Work proposes to contextualize all the teaching of architecture and urbanism in the public sphere of the State of Rio de Janeiro - namely: Instituto Federal Fluminense, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Janeiro and the Federal Rural University of Rio de Janeiro – and to analyze the new technologies in the training of professionals in the area. For basement, research is carried out on norms of the Ministry of Education and the Council of Architecture and Urbanism - as well as the student body, the National Federation of Students of Architecture and Urbanism - and then the Pedagogical Projects of the said Teaching Institutions are analyzed. Superior Public. Prior to the fieldwork – visit to the courses and their laboratories – their respective curricula and their specific disciplines of Graphic Representation, Computer Graphics and Design are studied; in view of its strong foundation that has repercussions on future performance in the labor market. The research also highlights the use of current technological tools such as: laser cutter, 3D printer, among others; in the contents taught in the aforementioned subjects. The trips to the Institutions was carried out with interviews, photos and experiences; a practical diagnosis of the physical conditions of the space and the real use of technologies in teaching is extracted, so that their common factors serve to guide the premises of the proposal for the development of education offered at the School of Architecture and Urbanism at UFF. | - |
Descrição: dc.description | 136 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arquitetura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rio de Janeiro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Instituições Científicas e Tecnológicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inovação tecnológica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Architecture | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Technology | - |
Título: dc.title | Ensino de novas tecnologias em Arquitetura e Urbanismo - uma jornada pela formação do discente | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: