Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Menezes, Vanda Maria Cardoso de | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:24158965822 | - |
Autor(es): dc.contributor | Henriques, Claudio Cezar | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:10000809622 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707598E9 | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Mariângela Rios de | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:48632598622 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727091Y9 | - |
Autor(es): dc.contributor | Coelho, Victoria Wilson da Costa | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:16895647822 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763788A1 | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Maria Jussara Abraçado de | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:13800967522 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790587H0 | - |
Autor(es): dc.creator | Chagas, Carmen Elena das | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:10:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:10:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-07-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-09-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/18487 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765100 | - |
Descrição: dc.description | To construct enunciated linguistically or, in sensible ampler, the text, means to give form and linguistics organization to a content, an idea, at last, to a communicative intention, what it allows to say that in the linguistics construction of the statement, activities of referencing are developed. In this direction, to construct the said text is to develop the planning to it, in the measure where evolutes reconstruction process. As a structurally organized activity, the conversation reveals coherent to the ratio that the relation is evidenced, conferring a continuity content. Based on the Textual Linguistics theoretical framework and Discourse Analysis under the optics of the Referencing, this study considers investigating the progression activities of the said text. The corpus for research is provenience of 03 hours recording made in the year of 2005, by means of interaction face to face and if constitutes of an inquiry formed for a documenter and 30 speakers, whose age band it is of the 15 to the 17 years, attending a course the 9th grade of the Basic Education of a Municipal Public School in Quissamã / RJ. | - |
Descrição: dc.description | Construir lingüisticamente o enunciado ou, em sentido mais amplo, o texto, significa dar forma e organização lingüística a um conteúdo, a uma idéia, enfim, a uma intenção comunicativa, o que permite dizer que na construção lingüística do enunciado desenvolvem-se atividades de referenciação. Nesse sentido, construir o texto falado é desenvolver-lhe o planejamento, na medida em que evolui o processo de reconstrução. Como atividade, estruturalmente, organizada, a conversação mostra-se coerente à proporção que a relação fica evidenciada, conferindo uma continuidade tópica. Com base nos fundamentos teóricos da Lingüística Textual e da Análise do Discurso, sob a ótica da Referenciação, este estudo propõe investigar as atividades de progressão no processamento do texto falado. O corpus para a pesquisa é proveniente de 03 horas de gravação, feita no ano de 2005, por meio de interação face a face e se constitui de um inquérito formado por um documentador e 30 falantes, cuja faixa etária é dos 15 aos 17 anos, cursando o 9º ano de escolaridade do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal, em Quissamã RJ. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Letras | - |
Publicador: dc.publisher | letras | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processamento discursivo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Referenciação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Progressão tópica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Progressão referencial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Texto falado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discursive processing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Referencing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Content progression | - |
Palavras-chave: dc.subject | Referential progression | - |
Palavras-chave: dc.subject | Said text | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | - |
Título: dc.title | O Processamento referencial na progressão do texto falado | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: