O jogo como elemento potencializador de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMuniz, Neyse Luz-
Autor(es): dc.creatorSouza, Arthur Augusto Correa de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:10:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:10:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-27-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27088-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765099-
Descrição: dc.descriptionO conteúdo jogo nas aulas de Educação Física escolar sempre foi uma dinâmica presente, o que me levou a pensar como ele pode auxiliar no processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança na Educação Infantil. Com esse estudo tive como objetivo me debruçar sobre autores que estudam o tema como a Kishimoto, Freire, Piaget, e outros, e identificar o que eles apontam sobre a dinâmica do jogo dentro do ambiente escolar e a potência dos conteúdos da Educação Física nesse contexto. Para a realização desse trabalho tive como metodologia o uso de revisões bibliográficas sobre os autores mais relevantes ao tema, assim como também as minhas experiências enquanto professor estagiário na educação infantil na disciplina de Pesquisa e Prática de Ensino. Com esse trabalho pude identificar que o jogo é um elemento indissociável da interação da criança com o meio que está inserida, sendo a forma como ela se expressa e se relaciona com esse meio e com o outro.-
Descrição: dc.descriptionThe game content in Physical Education classes has always been a dynamic present, which led me to think about how it can help in the learning and development process of children in Early Childhood Education. With this study, I aimed to focus on authors who study the subject such as Kishimoto, Freire, Piaget, and others, and identify what they point out about the dynamics of the game within the school environment and the power of Physical Education contents in this context. To carry out this work I had as a methodology the use of bibliographical reviews on the most relevant authors to the subject, as well as my experiences as a trainee teacher in early childhood education in the discipline of Research and Teaching Practice. With this work I was able to identify that the game is an inseparable element of the child's interaction with the environment in which he is inserted, being the way, he expresses himself and relates to this environment and to the other.-
Descrição: dc.description45 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectJogo e educação-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento infantil-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectJogo em educação-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento infantil-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física-
Palavras-chave: dc.subjectGame and education-
Palavras-chave: dc.subjectChild development-
Palavras-chave: dc.subjectChild education-
Palavras-chave: dc.subjectSchool physical education-
Título: dc.titleO jogo como elemento potencializador de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.