Inclusão em educação e formação de professores: caminhadas e labirintos no (re)inventar das práticas pedagógicas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVasconcellos, Mônica-
Autor(es): dc.contributorSantiago, Mylene Cristina-
Autor(es): dc.contributorHenriques, Eda Maria de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorFranco, Marco Antonio Melo-
Autor(es): dc.creatorArruda, Edna Regina da Silva Aguiar-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:10:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:10:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-05-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27808-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765079-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UFF - Linha de Pesquisa “Ciência, Cultura e Educação” - e teve por finalidade investigar os desafios que se apresentam aos futuros professores e/ou aos professores em exercício, no que diz respeito à promoção da Inclusão em Educação, bem como as estratégias pedagógicas adotadas no sentido de oferecer aos educandos oportunidades equitativas de aprendizagem. Com enfoque qualitativo, a pesquisa contou com dois conjuntos de colaboradores. O primeiro, formado por duas professoras efetivas dos anos iniciais do ensino fundamental I lotadas no Colégio Universitário Geraldo Achilles Reis e o segundo, composto por três licenciandas oriundas do Programa Licenciaturas oferecido pela Universidade Federal Fluminense que atuaram como bolsistas na mesma instituição. O acesso às informações aconteceu em duas fases distintas, mas completamente interligadas. Na primeira etapa as partícipes enviaram narrativas por escrito apresentando informações sobre as suas trajetórias de formação inicial e continuada, focalizando o que foi abordado em relação à temática da Inclusão em Educação. Após análise do material recebido foram elaborados roteiros personalizados para a realização de entrevistas individuais inspiradas na metodologia da Entrevista Narrativa. As entrevistas foram realizadas em ambiente virtual. Utilizou-se o serviço de comunicação por vídeo conhecido como Google Meet. As informações obtidas foram salvas no sistema de armazenamento em nuvem e o material adquirido/produzido foi transcrito e organizado em quatro categorias. Na primeira, destacamos os sentidos atribuídos à Inclusão em Educação e como a discussão dessa temática foi abordada nos processos formativos das informantes. Na segunda categoria, buscamos compreender como cada partícipe encaminha a sua prática pedagógica, tendo como referência a dimensão da inclusão. Na terceira, tratamos das relações que as participantes estabeleceram entre os seus processos formativos e o encaminhamento de práticas pedagógicas inclusivas. Por fim, na última categoria, as professoras e ex-bolsistas narraram as suas percepções sobre os desafios que permeiam a implementação da inclusão no meio educacional. De maneira geral, os resultados apontam que o curso de licenciatura em Pedagogia aborda de maneira incipiente o debate sobre a inclusão no campo educacional gerando dificuldades e inconsistências que interferem no exercício da profissão. Em nosso entendimento, os resultados de pesquisas dessa natureza podem contribuir para o surgimento de novas reflexões sobre os sentidos atribuídos à Inclusão em Educação - no campo da formação docente e no ambiente escolar - e como recurso para a problematização e o aprimoramento dos cursos de licenciatura.-
Descrição: dc.descriptionEl presente estudio está vinculado al Programa de Postgrado en Educación PPGE/UFF - Línea de Investigación “Ciencia, Cultura y Educación” - y tuvo por finalidad investigar los retos que se presentan a los futuros profesores y a los profesores en ejercicio, en relación a la promoción de la Inclusión en Educación, bien como las estrategias pedagógicas adoptadas en el sentido de ofrecer a los alumnos las mismas oportunidades de aprendizaje. Con enfoque cualitativo, la investigación contó con dos conjuntos de colaboradores. El primer, compuesto por dos profesoras efectivas de los años iniciales de la enseñanza fundamental I del Colegio Universitario Geraldo Achilles Reis y el segundo, compuesto por tres licenciandas que vinieron del Programa Licenciaturas ofrecido por la Universidad Federal Fluminense que actuaron como becarios en la misma institución. El acceso a las informaciones ocurrió en dos etapas distintas, pero completamente enlazadas. En la primera parte las personas enviaron narrativas por escrito presentando informaciones sobre sus trayectorias de formación inicial y continuada, enfocando lo que fue abordado en relación a la temática de Inclusión en Educación. Tras análisis del material recibido fueron elaborados guiones personalizados para la realización de entrevistas individuales inspiradas en la metodologia de la Entrevista Narrativa. Las entrevistas fueron realizadas en ambiente virtual. Se utilizó el servicio de comunicación por video conocido como Google Meet. Las informaciones obtenidas fueron salvadas en el sistema de almacenamiento en nube y el material adquirido/producido fue transcripto y organizado en cuatro categorías. En la primera, señalamos los sentidos atribuidos a la Inclusión en Educación y como la discusión de esa temática fue abordada en los procesos formativos de las informantes. En la segunda categoría, buscamos comprender como cada persona encamina su práctica pedagógica, teniendo como referencia a la dimensión de la inclusión. En la tercera, tratamos de las relaciones que las participantes estableceron entre sus procesos formativos y el encaminamiento de prácticas pedagógicas inclusivas. Por fin, en la última categoría, las profesoras y ex- becarias narraran sus percepciones sobre los retos que permean la implementación de la inclusión en el medio educacional. De manera general, los resultados apuntan que el curso de licenciatura en Pedagogía aborda de manera incipiente el debate sobre la inclusión en el campo educacional generando dificultades e inconsistencias que interfieren en el ejercicio de la profesión. En nuestro entendimiento, los resultados de investigación de esa naturaleza pueden contribuir para el surgimiento de nuevas reflexiones sobre los sentidos atribuidos a la Inclusión en Educación - en el campo de la formación docente y en el ambiente escolar - y como recurso para la problematización y el aprimoramiento de los cursos de licenciatura.-
Descrição: dc.description162 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de Professores-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão em Educação-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas Pedagógicas-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professor-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectPrática pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Palavras-chave: dc.subjectEscola pública-
Palavras-chave: dc.subjectColégio Universitário Geraldo Reis-
Palavras-chave: dc.subjectFormación de Profesores-
Palavras-chave: dc.subjectInclusión en Educación-
Palavras-chave: dc.subjectPrácticas Pedagógicas-
Título: dc.titleInclusão em educação e formação de professores: caminhadas e labirintos no (re)inventar das práticas pedagógicas-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.