Preservação, conservação e restauração em livros infantis: o hospital do livro

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVogel, Michely Jabala Mamede-
Autor(es): dc.contributorBadini, Sandra Borges-
Autor(es): dc.contributorCabral, Rosimere Mendes-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Flavia Braga-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:10:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:10:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-10-13-
Data de envio: dc.date.issued2016-10-13-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/2438-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765074-
Descrição: dc.descriptionO projeto do Hospital do Livro surgiu ao ver a necessidade em orientar as crianças da Unidade de Educação Infantil do Colégio Universitário Geraldo Reis de que os livros são de utilização de todos os frequentadores da Biblioteca Flor de Papel. A restauração em livros infantis mostrou-se um grande desafio, pela falta de literatura, igualmente as oficinas com as crianças, pela forma de abordagem nas turmas multi-idade. Neste trabalho o objetivo foi expor a importância da preservação, conservação e restauração das obras infantis com o propósito de ratificar a importância da formação do leitor desde tenra idade. A metodologia aplicada foi realizada através de levantamento de literatura sobre bibliotecas escolares, bibliotecas infantis e preservação dos livros e documentos, além do trabalho de campo exercido na Biblioteca Flor de Papel. Ao final, percebeu-se que a biblioteca exerce sua função na área de preservação, conservação e restauração, apesar das dificuldades. Além disso, também cumpre seu papel na educação dos usuários no sentido do cuidado com os livros.-
Descrição: dc.descriptionThe Hospital Books project came to see the need to guide the children of Child Education Unit of the University College Geraldo Reis that the books are using all goers Paper Flower Library. The restoration in children's books proved to be a major challenge, the lack of literature, also workshops with children, the way of approach to multi-age classes. In this work the aim was to expose the importance of preservation, conservation and restoration of children's books in order to ratify the importance of training the reader from an early age. The methodology applied was carried out through literature survey on school libraries, children's libraries and preservation of books and documents, and the exercised fieldwork in Paper Flower Library. At the end, it was realized that the Library plays its role in the preservation area, conservation and restoration, despite the difficulties. It also fulfills its role in educating users towards the care of the books.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectHospital do livro-
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteca Flor de Papel-
Palavras-chave: dc.subjectPreservação-
Palavras-chave: dc.subjectConservação-
Palavras-chave: dc.subjectRestauração-
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteca infantil-
Palavras-chave: dc.subjectLivro para crianças-
Palavras-chave: dc.subjectPreservação de documento-
Palavras-chave: dc.subjectBook hospital-
Palavras-chave: dc.subjectPaper Flower Library-
Palavras-chave: dc.subjectPreservation-
Palavras-chave: dc.subjectConservation-
Palavras-chave: dc.subjectRestoration-
Título: dc.titlePreservação, conservação e restauração em livros infantis: o hospital do livro-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.