Gestão de processos: proposta de melhores práticas via SIAPE: estudo de caso no Colégio PEDRO II / RJ

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVieira Neto, Julio-
Autor(es): dc.contributorZotes, Luís Perez-
Autor(es): dc.contributorMedina, Fernando-
Autor(es): dc.creatorLeite, Guilherme Vieira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:10:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:10:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-10-16-
Data de envio: dc.date.issued2017-10-16-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4882-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765068-
Descrição: dc.descriptionEste estudo aborda a questão do histórico na tramitação de processos e ações rotineiras em duas áreas – Cadastro e Pagamento - dentro de em uma instituição pública federal de ensino, o COLEGIO PEDRO II-RJ. Relevante destacar que, destas ações emanam reflexos na vida do servidor, cadastral e financeiramente. Atualmente, a forma como é realizado o ingresso e o tratamento dado aos processos apresentam problemas, não atendendo inúmeras vezes as expectativas dos funcionários e dos clientes. A área delimitada para pesquisa foi definida onde se destinam os processos administrativos, que necessariamente incluem, excluem ou alimentam dados no SIAPE, Sistema Integrado de Administração de Pessoal, ferramenta desenvolvida pelo SERPRO e usado em todo o funcionalismo público federal. O presente trabalho objetiva apresentar uma proposta de melhoria de tramitação de processos que atenda às necessidades de clientes internos e externos. Pesquisada a Cultura Organizacional como um dos fatores de desalinhamento entre ações. A pesquisa pode ser classificada como exploratória e descritiva. Quanto aos meios, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. O instrumento de pesquisa aplicado foi o questionário, a fim de que os participantes pudessem exprimir suas experiências e necessidades profissionais. Por meio da análise de resultados, se constatou as principais dificuldades enfrentadas pela instituição pública federal de ensino em controlar os processos, viabilizando práticas satisfatórias e atendendo aos anseios dos stakeholders: não realização de treinamento, a falta de mapa de atividades, o sistema de informação que não foi desenvolvido de acordo com as necessidades dos usuários e a inexistência de padronização e manuais de procedimentos. Além disto, se percebeu quais fatores poderiam trazer benefícios para um funcionamento mais eficaz. A relevância deste trabalho está na apresentação de uma proposta de melhoria que possa trazer uma maior satisfação para os clientes internos e externos da instituição pública de ensino e auxiliar a todos que buscam introduzir melhores práticas no tratamento aos processos que demandam, via SIAPE, em uma maior presteza e celeridade ao público alvo.-
Descrição: dc.descriptionThis study addresses the issue of history in the processing of routine processes and actions in two areas - Registration and Payment - within in a federal public institution of education, COLEGIO PEDRO II-RJ. Important to point out that these actions emanate reflected in the life of the server, cadastral and financially. Currently, the way it is carried out the ticket and the treatment of cases present problems, not meeting many times the expectations of employees and customers. The enclosed area for research was defined which are intended administrative processes, which necessarily include, exclude or feed data in SIAPE, Integrated Personnel Management, a tool developed by SERPRO and used throughout the federal civil service. This paper aims to present a proposal for improvement in handling processes that meets internal and external customer needs. Organizational Culture was researched as one of the factors of misalignment between actions. The research can be classified as exploratory and descriptive. As for the means, we used the literature and the case study. The research instrument used was the questionnaire, so that participants could express their experiences and professional needs. Through the analysis results, it was found the main difficulties faced by the federal public educational institution in control the processes, enabling satisfactory practices and taking into account the concerns of stakeholders: not conducting training, lack of activity map, the information system not developed according to the needs of users and the lack of standardization and procedure manuals. Also, if realized what factors could bring benefits to a more efficient operation. The relevance of this work is the presentation of a proposal for improvement that can bring greater satisfaction to internal and external customers of the public educational institution and assist all who seek to introduce best practices in the treatment of processes that demand, via SIAPE, in a greater agility and speed to the target audience.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCultura organizacional-
Palavras-chave: dc.subjectGerenciamento de processos-
Palavras-chave: dc.subjectSIAPE-
Palavras-chave: dc.subjectCultura Organizacional-
Palavras-chave: dc.subjectGerenciamento de processos de negócio-
Palavras-chave: dc.subjectOrganizational culture-
Palavras-chave: dc.subjectManagement processes-
Título: dc.titleGestão de processos: proposta de melhores práticas via SIAPE: estudo de caso no Colégio PEDRO II / RJ-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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