Evasão na pandemia: um estudo comparativo entre os períodos pré e durante a Pandemia da COVID-19, na Universidade Federal Fluminense

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorGurgel, Claudio Roberto Marques-
Autor(es): dc.creatorCruz, Solange de Oliveira Roza da-
Autor(es): dc.creatorBezarra, Teresa Olinda Caminha-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:10:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:10:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-06-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-06-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32231-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765053-
Descrição: dc.descriptionA evasão é um problema desde o crescimento das Universidades e o comportamento dela pode mudar de acordo com as transformações do ambiente. Com essa premissa, o Grupo de Pesquisa em Administração Pública desenvolveu o projeto ora relatado, cujo objetivo foi verificar a influência da pandemia da COVID-19 na evasão dos discentes de graduação da Universidade Federal Fluminense. Do ponto de vista dos procedimentos metodológicos, realizou-se pesquisa bibliográfica, investigando as bases do debate sobre a evasão; documental, acessando os dados estatísticos oferecidos pelos órgãos de registro e pelas coordenações dos cursos; e pesquisa de campo, quando se apurou, por meio de formulário virtual, a percepção de estudantes da UFF sobre as causas da sua própria evasão. Além disso, fez-se um estudo comparativo desses índices e motivos da evasão entre cotistas e não cotistas, destacando-se os dois segmentos. A pesquisa, em termos estatísticos, mostrou que o impacto da pandemia acentuou velhos problemas estruturais, mas não de modo tão amplo como se cogitou. A razão dessa conclusão estatística pode ser atribuída a medidas preventivas tomadas. Para examinar se essa conclusão era apenas uma ilusão das estatísticas (Besson, 1995) ou efetivo fenômeno - educacionalmente concreto - a pesquisa foi reaberta, e novos dados foram levantados e analisados, permitindo maior assertividade nas conclusões positivas encontradas. Já os motivos do abandono do curso, para os não cotistas, tanto antes, quanto durante a pandemia, estão relacionados à frustração com o curso e aos sentimentos negativos, ainda que durante a pandemia dificuldades econômicas assumam relevância. Entre os cotistas, razões relacionadas ao trabalho e suas condições financeiras se destacaram - antes e acentuadamente durante a pandemia. No grupo estudado, há causas de evasão demarcadas, apesar de algumas terem sido mais intensificadas com a crise sanitária. Isso ressalta a necessidade de uma política estruturada de combate à evasão para, gradativamente, reduzir o problema e fazer com que os estudantes sejam menos impactados em períodos de crise. Essa política passa por medidas no plano econômico, pedagógico e da saúde, especialmente saúde mental; algumas de amplitude nacional, outras no nível da própria UFF e ainda outras dirigidas a especificidades dos cursos.-
Formato: dc.format44 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCOVID-19-
Palavras-chave: dc.subject2019 n-CoV-
Palavras-chave: dc.subjectSars-CoV-2-
Palavras-chave: dc.subjectCoronavírus-
Palavras-chave: dc.subjectNovo coronavírus-
Palavras-chave: dc.subjectBetacoronavirus-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade Federal Fluminense-
Palavras-chave: dc.subjectEvasão escolar-
Título: dc.titleEvasão na pandemia: um estudo comparativo entre os períodos pré e durante a Pandemia da COVID-19, na Universidade Federal Fluminense-
Tipo de arquivo: dc.typeRelatório-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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