Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Juliana Alves | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0561351993143523 | - |
Autor(es): dc.contributor | Jannuzzi, Célia Maria Lira | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5054140626872578 | - |
Autor(es): dc.contributor | Mello, Renata Bacellar | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1834123342403707 | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Marcelo Nocelle | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9926701743816225 | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Juliana de Freitas Barbosa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:10:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:10:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24929 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765052 | - |
Descrição: dc.description | A sociedade contemporânea vem enfrentando uma verdadeira crise ambiental, resultante de anos de degradação e exploração desenfreada da natureza, que são frutos do rompimento da relação harmoniosa do homem com o meio ambiente, a partir de uma visão antropocêntrica. Entretanto as preocupações ambientais de um modo geral são consideradas recentes, pelo fato do homem ter demorado em perceber as consequências de seus atos tanto para o ambiente como para si próprio. Dessa forma surge a educação ambiental, como uma ferramenta capaz de construir um novo estilo de vida, e um novo conceito de cidadania, que é a cidadania ambiental, que consiste em uma nova postura do homem em relação ao ambiente, promovendo práticas e valores na luta pela conservação ambiental. Nesse sentido, o presente trabalho se baseia na identificação de atitudes, práticas e percepções relacionadas à cidadania ambiental, de um grupo de estudantes que participam ou participaram como bolsistas do projeto de extensão Adote uma árvore. A metodologia empregou a coleta de dados por meio de questionários e rodas de conversa. A perspectiva ambiental foi analisada qualitativamente. Os resultados indicaram que os alunos compreenderam que a cidadania ambiental é um direito e um dever do cidadão e que cada um deve usufruir dos recursos do meio ambiente. | - |
Descrição: dc.description | Contemporary society has been facing a real environmental crisis, resulting from years of degradation and unbridled exploitation of nature, which are the fruit of the rupture of the harmonious relationship between man and the environment, based on an anthropocentric vision. Environmental concerns, however, are generally considered to be recent because man has been slow to realize the consequences of his actions for the environment as well as for himself. In this way, environmental education emerges as a tool capable of building a new way of life, and a new concept of citizenship, which is environmental citizenship, which consists of a new posture of man in relation to the environment, promoting practices and values in the struggle for environmental conservation. In this sense, the present work is based on the identification of attitudes, practices and perceptions related to the environmental citizenship, of a group of students who participate or participated as scholarship holders of the extension project Adopt a tree. The methodology used the qualitative analysis of the environmental perspective, data collection, questionnaire analysis and discussion with participants. The results indicated that the students understood that environmental citizenship is a right and duty of the citizen that each one has to enjoy the resources of the environment. | - |
Descrição: dc.description | 48 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Meio ambiente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cidadania ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conservação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Naturais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environment | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental citizenship | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conservation | - |
Título: dc.title | Cidadania ambiental na perspectiva de participantes do projeto Adote uma Árvore | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: