A construção do mercado brasileiro de HQs e o processo de profissionalização do quadrinista

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRamos, Jair de Souza-
Autor(es): dc.contributorLa Barre , Jorge de-
Autor(es): dc.contributorGomes, Laura Graziela F. F.-
Autor(es): dc.creatorSantos, Victoria Perfeito dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:10:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:10:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-14-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-14-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25694-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765042-
Descrição: dc.descriptionNesta pesquisa, procurei descrever o processo de tessitura do mercado brasileiro de HQs ao longo dos anos por meio das práticas de trabalho e atuação do quadrinista. Para tanto, busquei compreender os modos pelos quais essa identidade de ofício se constituiu em processos de permanente negociação social, de maneira que os atores envolvidos não apenas estabeleceram, ou alargaram nichos para si, mas também construíram outros atores e espaços. Empreguei a ideia de circuitos para integrar os diferentes percursos e mediações que compõem tal mercado. Entre os métodos de pesquisa empregado, revisão da literatura existente, bem como, a análise de conteúdos disponíveis online (reportagens, entrevistas, vídeos e podcasts), além de acompanhar a atividade dos quadrinistas em plataformas de rede social e financiamento coletivo. Ainda acompanhei a realização em formato remoto de cursos, festivais e premiações. Constatei que o mercado brasileiro de HQs vem se ampliando em termos de seus atores, circuitos e público, de maneira que existe, hoje, uma variedade artística muito maior de estilos e propostas que divergem do senso comum que ainda associa as histórias em quadrinhos ao consumo infanto-juvenil, ou a super-heróis. Se no processo de formação do mercado de HQs no Brasil, a socialização profissional do quadrinista nacional ocorreu dentro das editoras e de seus circuitos de produção e distribuição, bem como a sua cultura de ofício - pautada pelo exercício da criatividade - foi consubstanciada no mercado independente de HQs, hoje, a condição do quadrinista e de suas práticas de trabalho são reconfiguradas num contexto de crescente transformação dos mundos do trabalho e de plataformização da economia.-
Descrição: dc.descriptionIn this research, I sought to describe the process of structuring/sewing (tessitura) of the brazilian market’s comics over the years through the practices of work and action of the comics artist. To this end, I searched to understand the ways in which this identity of occupation was constituted in processes of permanent social negotiation, so that the actors involved not only established, or widened niches for themselves, but also built other actors and spaces. I used the idea of circuits to integrate the different paths and mediations that make up such market. Among the research methods employed, I adopted the document analysis performed from the rereading of other texts that were concerned with recomposing aspects of the development of the brazilian market’s comics, as well as the analysis of contents available online (articles, interviews, videos and podcasts), in addition to monitoring the activity of comic artists on social media platforms and crowdfunding. I also followed the preparation in remote format of courses, festivals and awards. I found that the brazilian market of comics has been expanding in terms of its actors, circuits and public, in a way that exists, today, a much larger artistic variety of styles and proposals that diverge from the common sense that still associates comic books with juvenile consumption, or superheroes. If in the process of formation of the comic book market in Brazil, the professional socialization of the national comic book artist took place within the publishers and their production and distribution circuits, as well as their craft culture - guided by the exercise of creativity - was embodied in the independent market of comics, today, the condition of the comic artist and his work practices are reconfigured in a context of increasing transformation of the worlds of labor and platform economy.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMercado-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho-
Palavras-chave: dc.subjectHistória em quadrinhos-
Palavras-chave: dc.subjectEconomia de plataforma-
Palavras-chave: dc.subjectHistória em quadrinhos-
Palavras-chave: dc.subjectProfissionalização-
Palavras-chave: dc.subjectMarket-
Palavras-chave: dc.subjectLabour-
Palavras-chave: dc.subjectComics-
Palavras-chave: dc.subjectPlatform economy-
Título: dc.titleA construção do mercado brasileiro de HQs e o processo de profissionalização do quadrinista-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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