Sofrimento e prazer na vida acadêmica: um olhar do ponto de vista da atividade

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBorges, Maria Elisa Siqueira-
Autor(es): dc.contributorMeirelles, Catharina Marinho-
Autor(es): dc.contributorAlves, Priscila Pires-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Mariana de Freitas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:10:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:10:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-23-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-23-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9651-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765023-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho se propõe a apresentar como a formação acadêmica pode ser compreendida como um trabalho, enquanto atividade humana, na perspectiva das clínicas do trabalho. E em evidenciar como esse ambiente pode afetar a saúde de seus estudantes, no sentido do prazer ou do sofrimento. Inicialmente foi percebido que as questões insurgentes do corpo discente dessa universidade não eram suficientes para que a instituição pudesse reconhecê-las. Assim, percebeu-se aqui como os estudantes universitários podem ser caracterizados como um grupo merecedor de especial atenção, por se tratar de um momento bastante peculiar no desenvolvimento do sujeito. Defendendo a necessidade do reconhecimento dessas questões, que colocarão frente à universidade o novo desafio de responder as demandas e necessidades deste grupo. Através de encontros realizados com estudantes de diversos cursos do campus, irá procurar-se explicitar a situação da UFF, e em como se dá atualmente a situação específica do corpo discente no campus do Aterrado de Volta Redonda-
Descrição: dc.descriptionThis paper proposes to present how the academic formation can be understood as a work, as a human activity, from the perspective of the work clinics. And in highlighting how this environment can affect the health of its students, in the sense of pleasure or suffering. Initially it was realized that the insurgent issues of the student body were not enough for the institution to recognize them. Thus, it was perceived here how the university students can be characterized as a group deserving of special attention, for the reason that it is a very peculiar moment in the development of the subject. Defending the need to recognize these issues, which will put the new challenge of responding to the demands and needs of this group before the university. Through meetings with students from various campus courses, we will try to make explicit the situation of the UFF, and how the specific situation of the student body in the Campus of Aterrado-Volta Redonda-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade-
Palavras-chave: dc.subjectEstudante-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho-
Palavras-chave: dc.subjectEstudante-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde-
Palavras-chave: dc.subjectWork-
Palavras-chave: dc.subjectUniversity-
Palavras-chave: dc.subjectStudent-
Palavras-chave: dc.subjectHealth-
Título: dc.titleSofrimento e prazer na vida acadêmica: um olhar do ponto de vista da atividade-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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