Lúdico e escola: implicações para a prática pedagógica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Rosa Malena de Araújo-
Autor(es): dc.contributorAzevedo, Tânia Maria Cordeiro de-
Autor(es): dc.contributorMuniz, Neyse Luz-
Autor(es): dc.creatorFreitas, Vanessa de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:10:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:10:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-12-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-12-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9967-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765007-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho traz questionamentos acerca de como o lúdico é visto nas escolas e no nosso cotidiano. Seria este apenas uma metodologia de trabalho ou conhecimento? Faz parte de alguma cultura? Como o mesmo contribui e aparece nas nossas relações sociais e no aprendizado daqueles que estão na escola? Desejando responder estas perguntas, busca-se entender que corpo é este que fala e interage dentro da mesma, percebendo como espaços lúdicos (brinquedotecas) dialogam e contribuem na/para formação e, neste processo, qual seria a influência dos jogos e brincadeiras no cotidiano dos alunos e professores. No desenvolvimento do trabalho, procurei dialogar com autores que pensam acerca da presença do lúdico no cotidiano tais como: Cunha (1997), Huizinga (1986), Kishimoto (1997), bem como com autores que trabalham a corporeidade e o homem enquanto construção cotidiana, entre eles Maturana (2001), Larrossa (2004), Carvalho (2012) e, assim, chegando a conclusões, mesmo que parciais, que apontam a ludicidade, na escola e no cotidiano, apenas como um meio e/ou nova forma do autoritário-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLúdico-
Palavras-chave: dc.subjectCorporeidade-
Palavras-chave: dc.subjectBrinquedoteca-
Palavras-chave: dc.subjectLúdico-
Palavras-chave: dc.subjectBrinquedoteca-
Palavras-chave: dc.subjectEscola-
Título: dc.titleLúdico e escola: implicações para a prática pedagógica-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.