Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Rosa Malena de Araújo | - |
Autor(es): dc.contributor | Azevedo, Tânia Maria Cordeiro de | - |
Autor(es): dc.contributor | Muniz, Neyse Luz | - |
Autor(es): dc.creator | Freitas, Vanessa de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:10:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:10:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9967 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765007 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho traz questionamentos acerca de como o lúdico é visto nas escolas e no nosso cotidiano. Seria este apenas uma metodologia de trabalho ou conhecimento? Faz parte de alguma cultura? Como o mesmo contribui e aparece nas nossas relações sociais e no aprendizado daqueles que estão na escola? Desejando responder estas perguntas, busca-se entender que corpo é este que fala e interage dentro da mesma, percebendo como espaços lúdicos (brinquedotecas) dialogam e contribuem na/para formação e, neste processo, qual seria a influência dos jogos e brincadeiras no cotidiano dos alunos e professores. No desenvolvimento do trabalho, procurei dialogar com autores que pensam acerca da presença do lúdico no cotidiano tais como: Cunha (1997), Huizinga (1986), Kishimoto (1997), bem como com autores que trabalham a corporeidade e o homem enquanto construção cotidiana, entre eles Maturana (2001), Larrossa (2004), Carvalho (2012) e, assim, chegando a conclusões, mesmo que parciais, que apontam a ludicidade, na escola e no cotidiano, apenas como um meio e/ou nova forma do autoritário | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lúdico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Corporeidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brinquedoteca | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lúdico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brinquedoteca | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola | - |
Título: dc.title | Lúdico e escola: implicações para a prática pedagógica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: