Sentidos e significados compartilhados por docentes da disciplina escolar Educação Física em relação ao tema dos jogos olímpicos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBernardo, José Roberto da Rocha-
Autor(es): dc.contributorTerra, Dinah Vasconcellos-
Autor(es): dc.contributorDassiê, Bruno Alves-
Autor(es): dc.contributorCatarino, Giselle Faur de Castro-
Autor(es): dc.contributorDorvillé, Luís Fernando Marques-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4860897421540275-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5591902114392229-
Autor(es): dc.creatorAzevedo, Paula Mayworm de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:10:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:10:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-20-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-20-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15368-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765006-
Descrição: dc.descriptionA pesquisa aqui apresentada busca refletir sobre possíveis interferências provocadas pelo advento Jogos Olímpicos na configuração da disciplina escolar Educação Física. De acordo com Bracht (2003), Mascarenhas (2012), Souza Júnior (2001), Gomes (2014), Vaz (2011), é fundamental refletir sobre as repercussões e impactos que esse megaevento esportivo pode representar para a disciplina, visto que estamos inseridos em uma conjuntura política, econômica, cultural e histórica que valoriza e prioriza a prática irreflexiva dos esportes de alto rendimento por intermédio da disciplina escolar Educação Física, fato que desconsidera a sua trajetória histórica e as lutas desencadeadas pela área nas décadas de 1980 e 1990, que buscaram superar o discurso retórico da Educação Física escolar como monocultura esportiva. Adotamos como fonte da pesquisa a análise documental – de programas governamentais que buscam orientar o ensino da disciplina escolar – e entrevistas semiestruturadas com docentes de Educação Física que atuam na Educação Básica no Município do Rio de Janeiro, cidade sede do evento. Nesta pesquisa foram realizadas entrevistas com o propósito de compreender qual o sentindo das Olimpíadas para esses docentes e como este movimento pode interferir em suas práticas pedagógicas. Para a consecução desta etapa, estabelecemos como ferramenta para obtenção e interpretação dos dados, a análise de conteúdo (BARDIN, 1977; GUERRA, 2006). Os dados obtidos das entrevistas permitiram identificar que as Olímpiadas tiveram repercussão no campo educacional, segundo os sujeitos, dada a sua abrangência e visibilidade dentro da escola, repercussão que tem origem na demanda por parte da direção, dos alunos, ou dos docentes. Nesse sentido, os professores pareceram perceber que a temática contribuiu para novas reflexões e possibilitou a construção de processos formativos para os alunos. Por outro lado, argumentam que existe uma pseudovalorização da disciplina escolar em tempos de megaeventos esportivos-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThe research here presented seeks to reflect upon possible consequences/interferences provoked by the advent of the Olympic Games on the content of the subject Physical Education. In agreement with Bracht (2003), Mascarenhas (2012), Souza Júnior (2001), Gomes (2014), Vaz (2011) it is fundamental to reflect and discuss the repercussions and impacts that this mega event can represent for the discipline, since we are inserted in a political, economical, cultural and historical conjuncture that values and prioritizes the unreflective practice of the high-performance sports income through the school discipline of Physical Education, fact that ignores its historical path and the struggles unchained by the área in the decades of 1980 e 1990, that looked for to overcome the rhetorical speech of the School Physical Education as a sporting monoculture. We adopeted as a source of the research the documentary analysis – of govenmental programs that seek to guide the teaching of the school discipline – and semi-structured interviews with teachers of Physical Education that act in the Basic Education in the Municipality of Rio de Janeiro, the host city of the event. This survey interviews were accomplished with the purpose to understand what the is the sense of the Olympics for these teachers and how this movement can interfere in their pedagogical practices. In order to achieve this stage, we stablished as a tool for obtaining and interpretingof the data, the content analyses (BARDIN, 1977; GUERRA, 2006). The data obtained from the interviews allowed to identify that the Olympics had repercussions in the education field, according to the subjects, giving its scope and visibility within the school, a repercussion that arises both from the demand of the school management, of the students, or of the teachers. In this sense, teachers seemed to realize that the theme contributed to new reflections and made it possible to construct formative processes for the students. On the other hand, argue that exists a pseudo appreciation of school discipline in times of sporting mega events-
Descrição: dc.description127 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física escolar-
Palavras-chave: dc.subjectPrática docente-
Palavras-chave: dc.subjectJogos olímpicos-
Palavras-chave: dc.subjectLegados olímpicos-
Palavras-chave: dc.subjectSchool Physical Education-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching practice-
Palavras-chave: dc.subjectOlympic Games-
Palavras-chave: dc.subjectOlympic Legacies-
Título: dc.titleSentidos e significados compartilhados por docentes da disciplina escolar Educação Física em relação ao tema dos jogos olímpicos-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.