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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Pereira, José Valter | - |
Autor(es): dc.contributor | Lira, Bernadette | - |
Autor(es): dc.contributor | Leroux, Liliane | - |
Autor(es): dc.creator | Hoffman, Matheus da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:10:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:10:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22193 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765004 | - |
Descrição: dc.description | O trabalho de conclusão de curso apresenta-se como um ensaio sobre a trajetória de formação de um estudante belforroxense durante a graduação de Licenciatura em Cinema e Audiovisual na Universidade Federal Fluminense. Ao relatar essa experiência, o autor apresenta as ideias de “Ausências” e “Comichões”. A primeira, trata daquilo que ele identifica como objetos e sujeitos produzidos como não-existentes na academia — como o cinema da Baixada Fluminense e o Cinema periférico de bordas; a segunda, dos efeitos dessas ausências sobre os corpos que são afetados por elas. Para sustentar a argumentação, são evocados, principalmente, a sociologia das ausências de Boaventura de Sousa Santos, o Cinema periférico de bordas de Bernadette Lyra e a Pedagogia das encruzilhadas de Luiz Rufino. Este último é utilizado como referência de educação descolonizadora para uma proposta de cruzo, a favor de uma educação audiovisual mais democrática e decolonial, entre os cânones do cinema hegemônico e os/as autores/as do Cinema periférico de bordas | - |
Descrição: dc.description | The paper is presented as an essay about the trajectory of a student from Belford Roxo during his undergraduate degree in Cinema and Audiovisual at the Universidade Federal Fluminense. In recounting this experience, the author presents the ideas of "Absences" and "Itches". The first, deals with what he identifies as objects and subjects produced as non-existent in the academy — such as the cinema of the Baixada Fluminense and the Borderline Cinema; the second, with the effects of these absences on the bodies that are affected by them. To sustain the argument, the sociology of absences by Boaventura de Sousa Santos, Bernadette Lyra's Borderline Cinema, and Luiz Rufino's Pedagogy of the crossroads are evoked. The latter is used as a reference of decolonizing education for a proposal of crossroads, in favor of a more democratic and decolonial audiovisual education, between the canons of hegemonic cinema and the authors of the Borderline Cinema | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema periférico de bordas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia das ausências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia das encruzilhadas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema brasileiro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de arte | - |
Palavras-chave: dc.subject | Borderline cinema | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociology of absences | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogy of the crossroads | - |
Título: dc.title | Ausências e comichões: o cinema periférico de bordas enquanto proposta de educação descolonizadora | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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