Valores pessoais e valores organizacionais e a relação com o engajamento no trabalho: um estudo de caso

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCastro Junior, Joel de Lima Pereira-
Autor(es): dc.contributorSalles, Denise Medeiros Ribeiro-
Autor(es): dc.contributorMariana, Aylmer-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Vinicius da Silva Rodrigues-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:10:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:10:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-23-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-23-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/11434-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764994-
Descrição: dc.descriptionAs organizações começam a ser dar conta de que, além da necessidade de vender bens e serviços de extrema qualidade ao seu cliente externo, é importante, o seu principal cliente deve ser o seu colaborador. Entender as necessidades do cliente interno, procurar entender essa atitude e se esta poderá alcançar o objetivo inicial que é a conquista e a fidelização do cliente, sendo que o problema central deste trabalho é definir e alcançar a fidelização do cliente interno. O objetivo principal dessa pesquisa é analisar os valores pessoais e valores organizacionais, e ver a relação desses valores no engajamento dos colaboradores em uma organização. Neste cenário foi feito uma analisa qualitativa desses temas e as ferramentas utilizadas serão questionários aplicados em uma única empresa. O tema valores pessoais foi aprofundado por Chaui (2000) e Schwartz (1994) que elaborou um questionário com 10 dimensões dos valores pessoais. Já o instrumento para coleta de dados dos valores organizacionais foi de Oliveira e Tamayo (2004). Para finalizar foi estudado o engajamento de Bakker(2003) e Khan (1990). Foi utilizado o instrumento baseado nos estudos deles para coleta de dados o Utrecht Work Engagement Scale (UWES) de Schaufeli (2003). Os resultados mostraram que há alinhamento entre os valores pessoais e os valores da organização e tem impacto significativo ao engajamento no trabalho-
Descrição: dc.descriptionNowadays organizations begin to realize that in addition to the need to sell goods and services of extreme quality to their external customer, it is important, your main customer should be your worker. Understand the needs of the internal customer, try to understand this attitude and if this can achieve the initial goal that is the achievement and customer loyalty, and the central problem of this work is to define and achieve internal customer loyalty. The main objective of this research is to analyze personal values and organizational values, and to see the relationship of these values in the engagement of employees in an organization. In this scenario a qualitative analysis of these themes was done and the tools used will be questionnaires applied in a single company. The theme of personal values was deepened by Chaui (2000) and Schwartz (1994) who elaborated a questionnaire with 10 dimensions of personal values. Already the instrument for data collection of organizational values was Oliveira and Tamayo (2004). Finally, the engagement of Bakker (2003) and Khan (1990) was studied. The Utrecht Work Engagement Scale (UWES) of Schaufeli (2003) was used the instrument based on their study for data collection. The results showed that there is an alignment between personal values and organizational values and has a significant impact on engagement at work-
Descrição: dc.description39 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectValores pessoais-
Palavras-chave: dc.subjectValores pessoais-
Palavras-chave: dc.subjectEngajamento-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração-
Palavras-chave: dc.subjectPersonal values-
Palavras-chave: dc.subjectOrganizational values-
Palavras-chave: dc.subjectEngagement-
Título: dc.titleValores pessoais e valores organizacionais e a relação com o engajamento no trabalho: um estudo de caso-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.