O fracasso escolar na escola básica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorQueiroz, Paulo Pires de-
Autor(es): dc.contributorRios, Flavia Mateus-
Autor(es): dc.contributorSilveira, Elisabete Cristina Cruvello da-
Autor(es): dc.contributorQueiroz, Paulo Pires-
Autor(es): dc.creatorClemente, Lídia Regina de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:10:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:10:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-07-12-
Data de envio: dc.date.issued2017-07-12-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/3993-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764988-
Descrição: dc.descriptionO objetivo deste trabalho é analisar as impressões dos educadores sobre o fracasso escolar e escola como espaço formativo. Esta temática é cativante e relevante quanto complexa. O debate sobre fracasso escolar toca em atitudes, comportamentos, valores. Conseqüentemente, o debate, expõe muitas feridas, incomoda. Ele provoca reações, resistências no íntimo dos estudantes. A proximidade que esta pesquisa possibilitou com o cotidiano escolar nos levou a perceber incômodos e resistências no campo dos valores e comportamentos dos estudantes da escola básica. Há tensões no terreno melindroso da cultura escolar e docente, vejo este ponto como um dos méritos do trabalho. Possivelmente o fracasso escolar chega a incomodar-nos tanto porque nossas sensibilidades humanas foram reeducadas nas lutas por nossos direitos, nas lutas contra tantas formas de exclusão que acontecem na escola e nas práticas docentes. Foi com base nessas considerações que se realizou a investigação desse trabalho de pesquisa. Em vista dos objetivos da pesquisa, foram definidas as estratégias de coleta e análise de dados. Para obter os dados da pesquisa, empregaram-se: a) entrevistas estruturadas com os professores atuantes na turma escolhida; b) observações de processos sociais e aspectos culturais do colégio onde se realizou a pesquisa, principalmente dentro da sala de aula e c) análise de documentos oficiais pertinentes à educação básica. Os achados foram analisados em conjunto e à luz dos pressupostos teóricos da investigação dando origem aos resultados da pesquisa-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFracasso escolar-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectEscola-
Palavras-chave: dc.subjectFracasso escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEscola-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Título: dc.titleO fracasso escolar na escola básica-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.