Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Dassie, Bruno Alves | - |
Autor(es): dc.creator | Carvalho, João Bosco Pitombeira Fernandes de | - |
Autor(es): dc.creator | Almeida, Regina de Cassia Manso de | - |
Autor(es): dc.creator | Rezende, Wanderley Moura | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:10:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:10:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-07-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-07-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/332 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764972 | - |
Descrição: dc.description | 11p. | - |
Descrição: dc.description | Este artigo examina como o conceito de função, básico da Matemática, é abordado em livros didáticos brasileiros para o ensino secundário, escritos antes de 1930. Hoje, enfatiza-se que este conceito deve ser estudado gráfica, numérica e algebricamente, a fim de permitir que o aluno compreenda e saiba usar a ideia de que funções exprimem variação. Como os livros didáticos atuais apresentam uma visão de função essencialmente estática, decidimos examinar textos mais antigos para verificar se o ponto de vista adotado hoje sempre esteve presente e para tentar ver a diferença entre os textos antigos e os atuais. | - |
Descrição: dc.description | Sim | - |
Descrição: dc.description | This work studies how the function concept, basic in mathematics, is approached in Brazilian mathematics textbooks for secondary school students, written up to 1930. Today, it is stressed that this concept should be studied graphically, numerically and algebraically, so that the student be able to understand and use the idea that functions express variation. Since modern textbooks present an essentially static view of functions, we looked at older texts to see whether the present point of view was always present and to try to see the differences between the older texts and the present ones. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Franck Bellemain, Verônica Gitirana Gomes Ferreira, EDUMATEC/UFPE. | - |
Relação: dc.relation | Anais do V Colóquio de História e Tecnologia no Ensino da Matemática. | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Função | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livro didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Function | - |
Palavras-chave: dc.subject | Textbooks | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching of mathematics | - |
Título: dc.title | O conceito de função em livros didáticos para a escola brasileira | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Anais de Evento | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: