Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Diez, Xoán Carlos Lagares | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:11690875522 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4758659Y0 | - |
Autor(es): dc.contributor | Freitas, Luciana Maria Almeida de | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:90456777822 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3469415644515412 | - |
Autor(es): dc.contributor | Fernandes, Marcia Paraquett | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:35968965922 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790614U6 | - |
Autor(es): dc.creator | Ramos, Fabrícia Dorneles | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:10:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:10:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-07-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-03-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/17400 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764964 | - |
Descrição: dc.description | The present research is a reflection about the role of cultural approach in the teaching of Spanish as a Foreign Language (SFL) with students in the Program of Education for Young Adults in a public school in the city of Rio de Janeiro. This work also aims at the construction of pedagogical practices oriented by a critical and political attitude that contributes to the (re)construction of these student's identities by means interaction among cultures and the questioning of hegemonic identities. When we reflect upon the teaching-learning of SFL and the educational practices that contribute to the construction of the student's identities through intercultural approaches, we must mention governmental policies which guide the teaching of this foreign language in Brazil. To this end we analyze critically the LDB and the PCN, as well as the documents which guide foreign language teaching in the city of Rio de Janeiro. Investigations are based upon the Socioconstructionist Theories of Discourse and Identities. In these fields the works of Moita Lopes (1996, 2003, 2005) are paramount, serving as auxiliaries in the understanding of language as socially constructed discourse, and of its relevance for the development of identities and to a view of discourse as social practice, related to concepts of power, ideology and hegemony (cf. Fairclough, 2001). As for the Intercultural theoretical contribution, the studies of Mendes (2004, 2007), and Byram (2000, 2002) were used for their value to the conceptualization and reflection over interculturalism. Contemporary studies on the constructions of identities were also used (cf. Hall, 2000, 2009 e Silva, 2009). The experience in the classroom intended to deconstruct the monoculturalism still very much present in the school environment. By means of the reading of texts from several cultural realities and the from the contact with the difference we build intercultural pedagogical practices in the classrooms, consequently contributing to the (re)construction of identities: the student's and the teacher's identities. | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre o papel da abordagem cultural no ensino/aprendizagem (E/A) de espanhol com língua estrangeira (E/LE) com os estudantes do Programa de Educação de Jovens e Adultos de uma escola pública do município do Rio de Janeiro. Dessa forma, visa, também, à construção de práticas pedagógicas orientadas por uma postura crítica, política e comprometida que contribuam para a (re) construção das identidades desses alunos por meio da interação entre culturas e o questionamento das identidades hegemônicas. Ao refletirmos sobre o ensino E/A de E/LE e práticas educativas que contribuem para a construção de identidades dos alunos através de abordagens interculturais, não podemos deixar de mencionar questões de políticas governamentais que norteiam o ensino dessa língua estrangeira no Brasil. Por isso, analisamos criticamente a Lei de Diretrizes e Bases (LDB-96) de 1996 e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), além dos documentos que orientam o ensino de LE no município do Rio de Janeiro. Baseamos nossa investigação nas Teorias Socioconstrucionistas do Discurso e das Identidades, campos nos quais se destacam, dentre outros, os trabalhos de Moita Lopes (1996, 2003, 2005) que nos auxiliam na compreensão da linguagem como discurso construído socialmente e da relevância deste para a construção das identidades e, ainda, na compreensão de discurso como prática social relacionando-o com conceitos como os de poder, ideologia e hegemonia (ef. Fairclough, 2001). No que se refere ao aporte teórico Intercultural, utilizamos os estudos de Mendes (2004 e 2007) e Byram (2000 e 2002) que contribuem para a conceituação e a reflexão sobre "interculturalismo". Valemo-nos, também, dos estudos contemporâneos sobre construção e questionamento de identidades. (cf. Hall 2000, 2009 e Silva, 2009). A experiência desenvolvida na sala de aula através da metodologia pesquisa-ação, desconstruiu o caráter homogeneizador e monocultural, muito presente no ambiente escolar e, por meio de leituras de textos de diversas realidades culturais e do contato com o diferente, construímos em sala de aula práticas pedagógicas interculturais e, consequentemente, contribuímos para a (re)construção das identidades tanto dos estudantes quanto da professora. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Letras | - |
Publicador: dc.publisher | letras | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguística aplicada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de jovens e adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política linguística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interculturalismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino/aprendizagem de espanhol | - |
Palavras-chave: dc.subject | Espanhol como língua estrangeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Apllied linguistics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interculturalism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education for young adults | - |
Palavras-chave: dc.subject | Spanish as a foreign language | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | - |
Título: dc.title | Contribuições para a (re)construção das identidades nas aulas de E/LE no peja: relações interculturais | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: