Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Vilela, Mariana Lima | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Cinthya Simone Gomes | - |
Autor(es): dc.contributor | Spiegel, Carolina Nascimento | - |
Autor(es): dc.contributor | Salomão, Simone Rocha | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Raiane Evelyn Bezerra da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:10:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:10:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/31966 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764953 | - |
Descrição: dc.description | A teoria da evolução constitui-se como teoria central e unificadora das ciências biológicas e fornece interpretações sobre a diversidade nos organismos. No entanto, em diversos momentos da história, sofreu percalços no contexto do ensino nas escolas. A recente Reforma do Ensino Médio do Brasil tende a reduzir os conteúdos de Biologia no currículo escolar e, portanto, os conceitos relativos à teoria da evolução também podem vir a sofrer redução. À vista desses questionamentos, o presente trabalho propõe-se a fornecer uma análise comparativa de livros didáticos de mesma autoria, incluindo o manual do professor. A coleção inclui o material de 2016 - orientada pelo PNLD antes da BNCC - e 2020 - orientada pelo PNLD após a BNCC e regulamentação da Reforma do Ensino Médio. Foram selecionados dez termos correspondentes a conceitos e ideias centrais da Teoria da Evolução – competição, simbiose, Darwin, Lamarck, Wallace, seleção natural, evolução humana, especiação, adaptação e seleção sexual - para investigar sua presença e recorrência da coleção em número de páginas. Foi possível constatar uma redução significativa no número de páginas nas quais figuravam conteúdos de evolução nos livros didáticos de 2020. Dada a complexidade inerente ao tema evolução e a sua importância no currículo, o questionamento proposto para futuros trabalhos é qual seria o impacto de tais modificações, e quais seriam os novos desafios para abordagens sobre evolução nesse cenário de redução de conteúdos já desafiador mesmo anteriormente à reforma. | - |
Descrição: dc.description | The theory of evolution constitutes the central and unifying theory of biological sciences and provides interpretations of organisms’ diversity. Nevertheless, it has suffered setbacks on numerous occasions throughout history when it comes to teaching in schools. The latest High School Reform in Brazil tends to reduce Biology content across the school curriculum; thus, the concepts related to the theory of evolution may undergo some shrinkage as well. In light of this, the present work aims at providing a comparative analysis of the textbooks of same authorship, including the teacher's manual. The collection includes the 2016 material - issued by PNLD before the advent of BNCC - and 2020 - issued by PNLD after the advent of BNCC and regulation of the Secondary Education Reform. Ten terms – competition, symbiosis, Darwin, Lamarck, Wallace, natural selection, human evolution, speciation, adaptation and sexual selection – corresponding to concepts and central ideas of the Theory of Evolution have been selected in order to investigate their presence and recurrence in the collection according to number of pages. We were able to identify a significant reduction in evolution contents regarding number of pages in the 2020 books. Given the inherent complexity of the theme and its curriculum importance, the discussion we propose for future studies pertains to how big of an impact those modifications could make and what sort of new challenges may emerge regarding the approaches on evolution, knowing that the shrinkage scenario was already challenging even prior to the recent Reform. | - |
Descrição: dc.description | 16 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biologia evolutiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino evolução | - |
Palavras-chave: dc.subject | BNCC | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livro didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise comparativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria da evolução | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reforma do ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Evolutionary biology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Evolution teaching | - |
Título: dc.title | Evolução biológica em livros didáticos de Biologia no contexto da reforma do Ensino Médio | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: