Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Latini, Rose Mary | - |
Autor(es): dc.contributor | Castro, Denise Leal de | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Luiza Rodrigues de | - |
Autor(es): dc.contributor | Chacon, Eluzir Pedrazzi | - |
Autor(es): dc.creator | Alves, Thiago Rodrigues de Sá | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:10:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:10:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/13861 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764947 | - |
Descrição: dc.description | Neste trabalho tivemos por objetivo propor a inserção de temas ambientais na Educação de Jovens e Adultos que contribua para a aproximação do ensino de química da realidade socioambiental dos alunos. Para tal, analisamos nos principais documentos oficiais voltados para essa modalidade de ensino; reorientação curricular (2006), currículo mínimo (2013) e o material do professor da Nova EJA/NEJA (2013); o programa de química e sua interface com a perspectiva ambiental. Por meio da análise textual discursiva (ATD) realizamos o tratamento de dados com categorias estabelecidas a priori que foram a contextualização e conceitos químicos, tendo como pano de fundo a temática ambiental. Os resultados apontam, que quando a temática ambiental surge nos documentos é predominada pela perspectiva conservadora da educação ambiental, não conseguindo problematizar os conhecimentos químicos por meio da realidade local e global. Como produto final são apresentadas propostas para a inserção de temas ambientais que possam ser utilizados como temas geradores de problematização na EJA que possibilitem uma maior compreensão dos conceitos químicos e das questões ambientais propostas | - |
Descrição: dc.description | In this work we had the objective of proposing the insertion of environmental themes in the Education of Young and Adults that contributes to the approximation of the teaching of chemistry of the socio-environmental reality of the students. For this, we analyze in the main official documents directed to this modality of education; curricular reorientation (2006), minimum curriculum (2013) and new teacher's EJA / NEJA teacher material (2013); the chemistry program and his interface with the environmental perspective. through the discursive textual analysis (ATD) we performed the data treatment with categories established a priori that were the contextualization and chemical concepts, having as background the environmental theme. The results show that when the environmental theme emerges in the documents, it is dominated by the conservative perspective of environmental education, not being able to problematize the chemical knowledge through local and global reality. As a final product, proposals are presented for the insertion of environmental themes that can be used as themes that generate problems in the EJA that allow a better understanding of the chemical concepts and the proposed environmental issues | - |
Descrição: dc.description | 102 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental crítica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Youngs and Adult Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Critical environmental education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chemistry teaching | - |
Título: dc.title | Educação de Jovens e Adultos: sugestões de abordagem no ensino de química a partir da realidade socioambiental | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: