As influências da BNCC sobre as práticas curriculares dos professores na EJA de uma escola municipal de Angra dos Reis

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFreitas, Adriano Vargas-
Autor(es): dc.contributorRibeiro, William de Goes-
Autor(es): dc.contributorLeal Júnior, Luiz Carlos-
Autor(es): dc.creatorMorais, Micaelle Rodrigues de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:10:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:10:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-25-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/31248-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764943-
Descrição: dc.descriptionEssa dissertação resultou de uma pesquisa vinculada à linha de pesquisa Diversidade, Desigualdades Sociais e Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal Fluminense e investigou as práticas curriculares matemáticas na Educação de Jovens e Adultos (EJA), com enfoque na EJA. Buscou-se compreender os espaços para etnomatemática no currículo da BNCC na modalidade da EJA. Se era possível trabalhar essa forma de ensinar matemática para EJA com esse currículo. A pesquisa contou com leituras, coleta de dados através do preenchimento do questionário e das entrevistas narrativas e da análise de dados a partir da técnica de Análise Textual Discursiva. Tivemos como referenciais teóricos autores que discutem acerca das seguintes temáticas: Práticas Curriculares, Currículo, Educação de Jovens e Adultos, Etnomatemática e formação de professores. Dentre os resultados, verificamos que os professores de Angra dos Reis sentem que a base não contempla as reais necessidades da EJA. Estes professores não obtiveram formação em EJA em suas formações básicas (normal e licenciatura) e, hoje, o município também oferta pouca formação continuada. Os professores selecionados dizem não se sentirem confortáveis para aprender e ensinar matemática e, mesmo não conhecendo a etnomatemática, trabalham com práticas etnomatemáticas, pois perceberam no dia a dia que seria a forma dos alunos compreenderem a matemática. Dessa forma, concebem a disciplina de matemática com uma lógica de práticas que partem da cultura dos alunos, práticas estas que são articuladas à vida cotidiana. Dessa forma, auxiliando no despertar do desejo de aprendizagem dos alunos.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation resulted from research linked to the line of research Diversity, Social Inequalities and Education, from the Graduate Program in Education at Universidade Federal Fluminense and investigated mathematical curricular practices in Youth and Adult Education (EJA), with focus on curricular practices in EJA. We sought to understand the spaces for ethnomathematics in the BNCC curriculum in the EJA modality. If it was possible to work on this way of teaching mathematics for EJA with this curriculum. The research included readings, data collection by completing the questionnaire and narrative interviews and data analysis using the Discursive Textual Analysis technique. We had as theoretical references authors who discuss the following themes: Curriculum Practices, Curriculum, Youth and Adult Education, Ethnomathematics and teacher training. Among the results, we found that teachers do not feel that the base contemplates the real needs of EJA. These teachers did not obtain training in EJA in their basic training (normal and degree) and today the municipality also offers them little continuing training. The selected teachers say they do not feel comfortable learning and teaching mathematics and even though they do not know ethnomathematics, many work with ethnomathematics practices (even without knowing what it is) because they realized in their daily lives that it would be the way for students to understand the math. In this way, they conceive the discipline of mathematics with a logic of practices that depart from the students' culture, practices that are articulated to life. Thus, helping to awaken the students' desire to learn.-
Descrição: dc.description94 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas Curriculares-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de Jovens e Adultos-
Palavras-chave: dc.subjectEtnomatemática-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de adultos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectCurricular Practices-
Palavras-chave: dc.subjectCurricular-
Palavras-chave: dc.subjectYouth and Adult Education-
Palavras-chave: dc.subjectEtnomathematics-
Título: dc.titleAs influências da BNCC sobre as práticas curriculares dos professores na EJA de uma escola municipal de Angra dos Reis-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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