Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mattos, Maria Nazareth de Souza Salutto de | - |
Autor(es): dc.contributor | Leme, Erika Souza | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Hellen França da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:09:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:09:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32288 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764929 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho faz parte da conclusão do curso de Pedagogia, da Faculdade de Educação. Teve como principal objetivo, apresentar e discutir sobre estudo de caso realizado durante o tempo que a autora fez estágio remunerado em uma escola privada situada na Região Oceânica da cidade de Niterói, por um período de dois anos. Como metodologia foram utilizadas reflexões da vida escolar cotidiana e a observação de crianças com idade entre 6 e 7 anos, que frequentaram a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, além de todo o corpo de profissionais que estiveram presentes durante os anos de 2022 a 2023. Como resultado, a autora pôde analisar aspectos relacionados aos conceitos - ser criança e constituir-se alunos (as) em uma instituição de ensino. Conclui refletindo sobre a importância de se discutir o processo de transição das crianças à cultura escolar. Tomando como metáfora a poda de uma árvore, antes exuberante no pátio da escola, o estudo discorre sobre as infâncias e a importância das brincadeiras para o desenvolvimento infantil. | - |
Descrição: dc.description | 47 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Infância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cotidiano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola | - |
Título: dc.title | Galhos podados?: reflexões sobre a jornada da infância à adaptação na cultura escolar | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: