O Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação na sala de aula - as partes e o todo: ensinando biologia como uma ciência autônoma durante a pandemia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBorges, Paulo de Faria-
Autor(es): dc.contributorLima, Maria da Conceição Barbosa-
Autor(es): dc.contributorFarias, Florence Moellmann Cordeiro de-
Autor(es): dc.contributorCosta, Isa-
Autor(es): dc.creatorVALENTE, Natalia Chamarelli-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:09:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:09:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-02-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/28000-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764918-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação aborda uma construção da sequência didática (SD) inserida em uma Unidade Potencialmente Significativa (UEPS) baseada na teoria de aprendizagem significativa crítica (TASC) na forma de Peer Instruction (PI) aliada às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para alunos do nono ano do ensino fundamental de uma escola pública. De acordo com o estágio de desenvolvimento atual da Biologia, que defende uma ciência autônoma em relação à Física, discutimos a influência do pensamento atomista/mecanicista sobre esta ciência e as dificuldades decorrentes de se tentar responder a questões relativas a sistemas complexos usando este pensamento como referência. As propostas dos pensadores contemporâneos como organismo e autopoiese são apresentadas aqui. A avaliação do trabalho foi feita com um instrumento de avaliação baseado na teoria da aprendizagem significativa crítica, na construção de mapas conceituais e nas respostas de questionários aplicados antes e após as atividades para medir se houve aprendizagem e interação com os conteúdos apreendidos. A SD associada à PI e às TIC se apresentou ser um ótimo aliado instrucional. Os resultados revelam que foram encontrados potencialidades, dificuldades e desafios nesse trabalho que fazem enriquecer a experiência e a capacitação profissional e que os alunos se encontram em constante evolução de aprendizagem. Ao final, foi elaborado um e-book que auxilia professores em sala de aula a utilizar as TIC e a PI para tornar suas aulas mais inovadoras e dinâmicas.-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation addresses a construction of the didactic sequence (SD) inserted in a Potentially Significant Unit (UEPS) based on the critical significant learning theory (TASC) in the form of Peer Instruction (PI) combined with Information and Communication Technologies (ICT) for students of the ninth year of elementary school in a public school. According to the current stage of development of Biology, which defends an autonomous science in relation to Physics, we discuss the influence of atomistic/mechanistic thinking on this science and the difficulties arising from trying to answer questions related to complex systems using this thinking as a reference. The proposals of contemporary thinkers such as organism and autopoiesis are presented here. The evaluation of the work was carried out with an evaluation instrument based on the theory of critical significant learning, on the construction of conceptual maps and on the answers to questionnaires applied before and after the activities to measure whether there was learning and interaction with the contents learned. The SD associated with IP and ICTs proved to be a great instructional ally. The results reveal that potentialities, difficulties and challenges were found in this work that enrich the experience and professional training and that students are in constant learning evolution. In the end, an e-book was prepared that helps teachers in the classroom to use ICT and IP to make their classes more innovative and dynamic.-
Descrição: dc.description201 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciências, Ensino de Biologia, História e Filosofia da Biologia, Instrução por pares/colegas, Tecnologia na sala de aula.-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da Ciência, Ensino de biologia, Tecnologia educacional, Aprendizagem significativa-
Palavras-chave: dc.subjectScience Teaching, Biology Teaching, History and Philosophy of Biology, Peer/Peer Instruction, Technology in the Classroom.-
Título: dc.titleO Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação na sala de aula - as partes e o todo: ensinando biologia como uma ciência autônoma durante a pandemia-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.