Na prática a teoria é outra? : tensões nas representações da disciplina Práticas Pedagógicas / Iniciação à Pesquisa no curso Normal de Nível Médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNunes, Clarice-
Autor(es): dc.contributorCPF:76767676422-
Autor(es): dc.contributorRangel, Mary Terezinha A. Simen-
Autor(es): dc.contributorCPF:09176772772-
Autor(es): dc.contributorFortuna, Maria Lucia de Abrantes-
Autor(es): dc.contributorCPF:27780511715-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769491J9-
Autor(es): dc.creatorVignoli, Rita Simone Soares-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:09:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:09:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2007-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17573-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764865-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation examines the representations of the theory-practice relations of the subject Práticas Pedagógicas/Iniciação à Pesquisa which has substituted the old Estágio Supervisionado in the curriculum of the Cursos de Formação de Professores in the State of Rio de Janeiro, Brazil. In the light of Social Representations, interviews with students and teachers of these courses were carried out. The story of the lives of the teachers evinces their relations not only with theory and practice in the teacher training schools, but also with the curricular changes set forth by the LDBDEN 9394/96, Brazilian law of education of 1996. The transforming of practice into 'fetishes' and the representation of theory as a recipe appear fossilized in the daily life of schools, serving as instruments of resistance to legal change as well as to those changes originated from scientific productions of pedagogical knowledge, in spite of isolated efforts to part with those changes and efforts to cultivate other representations of the theory-practice relations in these teacher training courses.-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação examina as representações sobre as relações teoria-prática na disciplina Práticas Pedagógicas/ Iniciação à Pesquisa (que substituiu o antigo Estágio Supervisionado) no currículo dos Cursos de Formação de Professores, no Estado do Rio de Janeiro. Sob o aporte teórico das Representações Sociais, foram realizadas entrevistas com estudantes normalistas e professoras desses cursos. A história de vida de algumas docentes escolhidas evidencia sua relação com a teoria e a prática nas escolas de formação e de exercício profissional, assim como com as mudanças curriculares impulsionadas pela LDBEN 9394/96. A feitichização da prática e a representação da teoria como receita aparecem cristalizadas no cotidiano das escolas, servindo como instrumentos de resistência tanto às propostas de mudança legal, quanto às provenientes da produção científica dos saberes pedagógicos, apesar de esforços isolados do rompimento e cultivo de outras representações das relações teoria-prática nesses cursos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação-
Publicador: dc.publisherEducação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectProfessor de ensino de primeiro grau-
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de segundo grau-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículos-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo sobre Formação de Professores de Nível Médio-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro (Estado)-
Palavras-chave: dc.subjectStudy on High School Level Teacher Training Course-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleNa prática a teoria é outra? : tensões nas representações da disciplina Práticas Pedagógicas / Iniciação à Pesquisa no curso Normal de Nível Médio-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.