Desenvolvimento de um planejador de viagens: validação dos problemas e soluções para o MVP (produto mínimo viável) de uma startup

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerraz, Fernando Toledo-
Autor(es): dc.contributorAndrade, Emmanuel Paiva de-
Autor(es): dc.contributorAraujo, Fernando Oliveira de-
Autor(es): dc.creatorNascimento, Pedro Franklin do-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:09:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:09:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-01-11-
Data de envio: dc.date.issued2019-01-11-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/8149-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764856-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem o propósito de validar os problemas e soluções combatidos por uma startup do ramo de viagens. Tendo em vista tal objetivo, foram revisados os conceitos de Economia Compartilhada, o fenômeno do Big Data e de Empreendedorismo a fim de promover o arcabouço teórico que rege esse estudo. O alto grau de incerteza inerente ao contexto das startups fez com que surgissem abordagens voltadas para a experimentação das hipóteses, a fim de gerar as evidências necessárias para que os decisores dessas empresas possam reduzir os riscos de suas estratégias. Nesse cenário, altamente voltado ao risco, conceitos como o Lean Startup e metodologias ágeis como o Customer Development têm logrado êxito. Logo, nessa presente pesquisa, foi relevante a utilização da primeira fase da metodologia do Customer Development: o Customer Discovery. Como resultados, almeja-se que os levantamentos oriundos dessa pesquisa contribuam para o embasamento da construção do negócio da startup-
Descrição: dc.descriptionThe project aims to validate the business model of a travel tech startup regarding the digital world around us. In order to accomplish such achievement, it was required to develop some meaningful studies about concepts such as the Sharing Economy, Big Data and Entrepreneurship with the goal of establishing the foundations of this study. Given the highly uncertain nature of a startup itself, scientific approaches related to experimentation have been developed with the ultimate purpose of generating more evidence based data that shall assist the startup founders to pursue their own entrepreneurial path in the least risky manner. This highly risky scenario has enabled the upbringing of concepts such as Lean Startup and agile methodologies as the Customer Development by Steve Blank and Bob Dorf. These sort of theories have been not only crucial to the survival of these new kind of organizations but also for its success within the digital world. Therefore, in this research it was central to use the first phase of the Customer Development methodology: the Customer Discovery. The latter is fundamental for validating the issue and need tackled by the company as well as in verifying how effective the proposed solution is. Given that the main focus of the thesis is in the product value generation itself, details regarding revenue generation haven’t been fully explored. In brief, the discoveries will serve as the foundation for the business development in a later stage, depending of the decision of the founders in regards to proceed with the next phases of the Customer Development Methodology. Finally, the results that have been obtained by approaching our target market, competitors, partners and stakeholders have shown us great signs that the business has a high potential of impact and scalability. The reactions of the prospects through the process make us believe that the product will facilitate and optimize in an unprecedented way how people travel-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEmpreendedorismo-
Palavras-chave: dc.subjectBig data-
Palavras-chave: dc.subjectEconomia compartilhada-
Palavras-chave: dc.subjectLean startup-
Palavras-chave: dc.subjectCustomer development-
Palavras-chave: dc.subjectCustomer discovery-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento de produto-
Palavras-chave: dc.subjectEmpreendedorismo-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia da informação-
Palavras-chave: dc.subjectEntrepreneurship-
Palavras-chave: dc.subjectSharing economy-
Título: dc.titleDesenvolvimento de um planejador de viagens: validação dos problemas e soluções para o MVP (produto mínimo viável) de uma startup-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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