Como as instituições privadas de ensino se apresentam para o público: uma análise de discurso através de websites escolares

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLima, Raquel Guilherme de-
Autor(es): dc.contributorSoares, Carolina Zuccarelli-
Autor(es): dc.contributorLourenço, Joyce Louback-
Autor(es): dc.creatorMoreira, Camila Brito-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:09:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:09:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-04-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-04-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/21856-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764843-
Descrição: dc.descriptionApresenta a análise do discurso de quatorze sites escolares de instituições da rede de ensino privada localizadas na cidade de Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro. Objetiva apresentar as diferentes concepções a respeito de qual deve ser o papel da escola na sociedade segundo as teorias de Durkheim, Schultz e Freire, que diferem entre si.Apresenta a partir de seis categorias analíticas, os slogans, as propostas político pedagógicas, as missões e valores institucionais, as imagens divulgadas,as ênfases dadas em suas propagandas e as atividades extracurriculares ofertadas pelas diferentes escolas presentes na pesquisa. Ressalta a importância da educação na sociedade para a continuidade da mesma, como as demais escolas estão se apresentando para alcançar este objetivoe o que elas enxergam como sendo essencial para a formação dos indivíduos. Considera no final as reais intenções das instituições em relação à oferta do ensino, como tendo como objetivo a formação dos indivíduos e em alguns casos, também o lucro e a mercantilização da educação-
Descrição: dc.descriptionThis research presents the discourse analysis of fourteen school websites of private education institutions located in the city of Niterói, metropolitan region of Rio de Janeiro. It aims to present the different conceptions about what should be the role of the school in society according to the theories of Durkheim, Schultz and Freire, which differ from each other. It presents from six analytical categories, the slogans, the pedagogical political proposals, the institutional missions and values, the disseminated images, the emphases given in their advertisements and the extracurricular activities offered by the different schools present in the research. It emphasizes the importance of education in society for its continuity, as the other schools are presenting themselves to achieve this goal and what they see as essential for the formation of individuals. In the end it considers the real intentions of the institutions in relation to the offer of education, as having as objective the formation of the individuals and in some cases also the profit and the commercialization of the education-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPapel da educação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino privado-
Palavras-chave: dc.subjectSociedade-
Palavras-chave: dc.subjectWebsite escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectPapel social-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino privado-
Palavras-chave: dc.subjectSite da Web-
Palavras-chave: dc.subjectFunction of education-
Palavras-chave: dc.subjectPrivate education-
Palavras-chave: dc.subjectSociety-
Palavras-chave: dc.subjectSchool website-
Título: dc.titleComo as instituições privadas de ensino se apresentam para o público: uma análise de discurso através de websites escolares-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.