Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Machado, Hilda | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:32200560222 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787415T5 | - |
Autor(es): dc.contributor | Queiroz, André Luis dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:22291187522 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773196D6 | - |
Autor(es): dc.contributor | Moura, Roberto Marchon Lemos de | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:27252272753 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787883U7 | - |
Autor(es): dc.contributor | Freire, Marcius Cesar Soares | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:64587852122 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2555563107004269 | - |
Autor(es): dc.creator | Weller, Fernando | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:09:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:09:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-10-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/18111 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764814 | - |
Descrição: dc.description | The present dissertation investigates transformations undergone by the field of documentary cinema, especially from the sixties onwards, as of the emergence of Direct Cinema and Cinéma Vérité. The analysis subject is the work of American filmmaker Frederik Wiseman and its central role in the weakening process of the hegemonic documentary order, established during the 2nd world war. We brought under more detailed scrutiny the film Titicut Follies (1967), bringing to attention its narrative and dramatic aspects and its critical positioning towards power relations in the documented institution. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | A presente dissertação investiga as transformações ocorridas no domínio do cinema documentário, especialmente a partir da década de 60, com a emergência dos chamados Cinema Direto e Cinema Verdade. Tomamos como exemplo a obra do cineasta norte-americano Frederick Wiseman e seu papel central no processo de abalo da ordem documental hegemônica, consolidada no período da guerra. Analisamos de forma mais detida o filme Titicut Follies (1967), destacando os seus aspectos narrativos, dramáticos seu caráter crítico das relações de poder na instituição filmada. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Comunicação | - |
Publicador: dc.publisher | Comunicação | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Documentário (Cinema) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Wiseman, Frederick, 1930- | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema | - |
Palavras-chave: dc.subject | Documentário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Documentary | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | - |
Título: dc.title | Frederick Wiseman ruptura e transformações no cinema documentário | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: