Frederick Wiseman ruptura e transformações no cinema documentário

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMachado, Hilda-
Autor(es): dc.contributorCPF:32200560222-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787415T5-
Autor(es): dc.contributorQueiroz, André Luis dos Santos-
Autor(es): dc.contributorCPF:22291187522-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773196D6-
Autor(es): dc.contributorMoura, Roberto Marchon Lemos de-
Autor(es): dc.contributorCPF:27252272753-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787883U7-
Autor(es): dc.contributorFreire, Marcius Cesar Soares-
Autor(es): dc.contributorCPF:64587852122-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2555563107004269-
Autor(es): dc.creatorWeller, Fernando-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:09:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:09:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2008-10-02-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18111-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764814-
Descrição: dc.descriptionThe present dissertation investigates transformations undergone by the field of documentary cinema, especially from the sixties onwards, as of the emergence of Direct Cinema and Cinéma Vérité. The analysis subject is the work of American filmmaker Frederik Wiseman and its central role in the weakening process of the hegemonic documentary order, established during the 2nd world war. We brought under more detailed scrutiny the film Titicut Follies (1967), bringing to attention its narrative and dramatic aspects and its critical positioning towards power relations in the documented institution.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionA presente dissertação investiga as transformações ocorridas no domínio do cinema documentário, especialmente a partir da década de 60, com a emergência dos chamados Cinema Direto e Cinema Verdade. Tomamos como exemplo a obra do cineasta norte-americano Frederick Wiseman e seu papel central no processo de abalo da ordem documental hegemônica, consolidada no período da guerra. Analisamos de forma mais detida o filme Titicut Follies (1967), destacando os seus aspectos narrativos, dramáticos seu caráter crítico das relações de poder na instituição filmada.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Comunicação-
Publicador: dc.publisherComunicação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação-
Palavras-chave: dc.subjectDocumentário (Cinema)-
Palavras-chave: dc.subjectWiseman, Frederick, 1930--
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectDocumentário-
Palavras-chave: dc.subjectDocumentary-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO-
Título: dc.titleFrederick Wiseman ruptura e transformações no cinema documentário-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.