A Contação de histórias como recurso potencializador no processo de alfabetização

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlbuquerque, Andrea Serpa-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Sandra Maciel de-
Autor(es): dc.creatorCosta, Mariany Freire da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:09:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:09:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-17-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/28871-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764798-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem como objetivo evidenciar a contação de histórias enquanto recurso didático-pedagógico capaz de contribuir positivamente na consolidação de um processo de alfabetização discursiva, que busque ampliar a experiência formativa de maneira alternativa face às pedagogias acartilhadas presentes nos ambientes educacionais. Para tanto, fez-se uso da pesquisa bibliográfica e de estudo de caso como arcabouço teórico, apresentando as perspectivas dos autores: Ana Luiza Smolka, Carmen Sanches e Vygotsky sobre a temática. Assim, observou- se também as possibilidades e desafios apresentados no desenvolvimento de uma pedagogia voltada para a autonomia dos sujeitos, no que diz respeito à construção da leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental.-
Descrição: dc.descriptionThe present work aims to highlight storytelling as a didactic-pedagogical resource capable of contributing positively to the consolidation of a process of discursive literacy, which seeks to expand the formative experience in an alternative way to the cartilaginous pedagogies present in educational environments. In order to do so, we used bibliographic research and case studies as a theoretical framework, presenting the perspectives of authors Ana Luiza Smolka, Carmen Sanches and Vygotsky on the subject. Thus, the possibilities and challenges presented in the development of a pedagogy focused on the autonomy of the subjects were also observed, with regard to the construction of reading and writing in the early years of elementary school.-
Descrição: dc.description32 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectContação de história-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização discursiva-
Palavras-chave: dc.subjectPrática pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização-
Palavras-chave: dc.subjectArte de contar história-
Palavras-chave: dc.subjectStorytelling-
Palavras-chave: dc.subjectDiscursive Literacy-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogical Practice-
Título: dc.titleA Contação de histórias como recurso potencializador no processo de alfabetização-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.