Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Albuquerque, Andrea Serpa | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Sandra Maciel de | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Mariany Freire da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:09:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:09:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/28871 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764798 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho tem como objetivo evidenciar a contação de histórias enquanto recurso didático-pedagógico capaz de contribuir positivamente na consolidação de um processo de alfabetização discursiva, que busque ampliar a experiência formativa de maneira alternativa face às pedagogias acartilhadas presentes nos ambientes educacionais. Para tanto, fez-se uso da pesquisa bibliográfica e de estudo de caso como arcabouço teórico, apresentando as perspectivas dos autores: Ana Luiza Smolka, Carmen Sanches e Vygotsky sobre a temática. Assim, observou- se também as possibilidades e desafios apresentados no desenvolvimento de uma pedagogia voltada para a autonomia dos sujeitos, no que diz respeito à construção da leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental. | - |
Descrição: dc.description | The present work aims to highlight storytelling as a didactic-pedagogical resource capable of contributing positively to the consolidation of a process of discursive literacy, which seeks to expand the formative experience in an alternative way to the cartilaginous pedagogies present in educational environments. In order to do so, we used bibliographic research and case studies as a theoretical framework, presenting the perspectives of authors Ana Luiza Smolka, Carmen Sanches and Vygotsky on the subject. Thus, the possibilities and challenges presented in the development of a pedagogy focused on the autonomy of the subjects were also observed, with regard to the construction of reading and writing in the early years of elementary school. | - |
Descrição: dc.description | 32 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contação de história | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização discursiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática pedagógica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte de contar história | - |
Palavras-chave: dc.subject | Storytelling | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discursive Literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogical Practice | - |
Título: dc.title | A Contação de histórias como recurso potencializador no processo de alfabetização | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: