Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ferraz, Sonia. M. T. | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3767332014860479 | - |
Autor(es): dc.contributor | Rosa, Gabriel B. N. da | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1812094267587576 | - |
Autor(es): dc.contributor | Guterman, Bruna da Cunha | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5409371218140508 | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Maria Lais Pereira da | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4269550076391353 | - |
Autor(es): dc.contributor | Tavares, Rossana Brandão | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0868777533065290 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5423129492343074 | - |
Autor(es): dc.creator | Gonçalves de Matos, Rayanne | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:09:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:09:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25920 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.22409/PPGAU.2021.m.14748090731 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764796 | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação analisa, sob a forma de um ensaio, a caracterização e os sentidos produzidos pelos games eletrônicos, do personagem “sem-teto” nas cenas virtuais urbanas, apresentado via de regra como um “estorvo”, tanto para o player avançar no game, quanto para a cidade que constitui o seu cenário. Uma comparação entre as designações identificadas para os sem-teto no noticiário jornalístico, em cenas reais, incluindo comentários dos seus leitores, e as designações dadas ao mesmo personagem, pelos players, em cenas virtuais, incluindo comentários dos players, revelaram a formação do senso comum via noticiário e sua transferência para os games. Grosso modo, antecipadamente, pareceu possível identificar coincidências claras entre os sentidos resultantes das designações identificadas em ambos os suportes midiáticos, como: perigosos, sujos, dependentes de drogas, indesejáveis, entre outros. O paralelo entre as opiniões dos leitores e dos players é parte significativa da análise. Os principais autores que embasaram as reflexões contidas na dissertação foram Friedrich Engels, que trata da questão da habitação, e Ian Bogost que trata dos games persuasivos. | - |
Descrição: dc.description | This dissertation analyzes, in the form of an essay, the characterization and meanings found by electronic games, of “homeless” character in urban virtual scenes, usually presented as a “encumbrance”, as for the player to advance in the game, as for the city that constitutes its setting. A comparison between the designations identified for the homeless in newspapers, in real scenes, including readers’ comments, and the designations given to the same character by players in virtual scenes, including player comments, revealed the formation of common sense by the news and its transfer to the games. Roughly, in advance, it is possible to identify clear coincidences between the meanings of the designations identified in both media, such as: dangerous, dirty, drug dependent, undesirable, among others. The parallel between the opinions of readers and players is part of this analysis. The main authors who supported the reflections contained in the dissertation were: Friedrich Engels, who deals with the housing issue, and Ian Bogost, who talk about persuasive games. | - |
Descrição: dc.description | 152 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Habitação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sem-teto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogo eletrônico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Notícia jornalística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Senso comum | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pessoas em situação de rua | - |
Palavras-chave: dc.subject | Housing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Homeless | - |
Palavras-chave: dc.subject | Games | - |
Palavras-chave: dc.subject | Journalistic news | - |
Palavras-chave: dc.subject | Common sense | - |
Título: dc.title | Vidas em jogo: os sem-teto como personagens nas cenas urbanas dos games | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: