O PAPEL DA APRENDIZAGEM E CAPACITAÇÃO NO EQUACIONAMENTO PROBLEMA DE ACÚMULO DE MASSA DOCUMENTAL NO SERVIÇO PÚBLICO: ESTUDO DE CASO NOS SETORES DE RECURSOS HUMANOS DA CNEN

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAndrade, Emmanuel Paiva de-
Autor(es): dc.contributorCPF:10033425422-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791508Z3-
Autor(es): dc.contributorVieira, Fernando de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorCPF:68457812222-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0466871542118551-
Autor(es): dc.contributorSayão, Luis Fernando-
Autor(es): dc.contributorCPF:65485275422-
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Liliane-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:09:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:09:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2013-08-22-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2013-05-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/20222-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764785-
Descrição: dc.descriptionThe present research aims to study the problem of document accumulation in the human resources department of a public institution of science and technology. The research takes into account the impacts, complexity, and reflex of that problem on the organizational performance of the institution. To accomplish the objectives it explores the theoretical fundamentals from management and document preservation, knowledge management and organizational learning areas. It combines those areas in order to provide a conceptual framework able to diagnose the situation in all its complexity and also provide ways for addressing the problem. It uses as a methodological strategy the case study, questionnaires applied to the target population, which was split into users and managers, as well as analysis of documents and photographic survey. The results confirmed the original insight of the research that the sustainable solution to the problem transcends the mere use of technology or the adoption of a more rigid hierarchy. It concludes that where processes and learning mechanisms are present in the institution, the level of commitment and the adoption of practices that tend to keep under control the accumulation of capabilities are more effective. As a suggestion for future work, it proposes the mapping of the learning mechanisms and processes specifics to the institution in order to incorporate them into a deeper diagnosis involving other areas of the organization.-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Federal Fluminense-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa estuda o problema de acúmulo de documentos no setor de recursos humanos de uma instituição pública de ciência e tecnologia, seus impactos, complexidade e reflexo sobre a performance organizacional. Para tanto lança mão de materiais teóricos oriundos das áreas de gestão e preservação de documentos, gestão do conhecimento e aprendizagem organizacional, articulando-os de tal forma que pudessem fornecer uma moldura conceitual capaz de, não apenas diagnosticar a situação em toda a sua complexidade, mas também fornecer pistas para o seu equacionamento sustentável. Utilizou-se como estratégia metodológica o estudo de caso e, para a coleta de dados, foram aplicados questionários à população alvo, dividida em usuários e gestores, além da análise de documentos e do levantamento fotográfico. Os resultados comprovaram o insight original da pesquisa de que a solução sustentável para o problema transcende a mera utilização de tecnologias ou a adoção de uma hierarquia mais rígida. Conclui que onde os processos e mecanismos de aprendizagem estão presentes na instituição, o nível de comprometimento e a adoção de práticas que tendem a manter sob controle o acúmulo de capacidades são mais efetivas. Como sugestão para trabalhos futuros propõe-se o mapeamento dos mecanismos e processos de aprendizagem que são específicos da instituição a fim de incorporá-los em um diagnóstico mais aprofundado, envolvendo outras áreas da organização.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Sistemas de Gestão-
Publicador: dc.publisherSegurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectGestão de documentos-
Palavras-chave: dc.subjectPreservação de documentos-
Palavras-chave: dc.subjectGestão do conhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem organizacional-
Palavras-chave: dc.subjectServiço público-
Palavras-chave: dc.subjectRecords management-
Palavras-chave: dc.subjectRecords preservation-
Palavras-chave: dc.subjectKnowledge management-
Palavras-chave: dc.subjectOrganizational learning-
Palavras-chave: dc.subjectPublic service-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titleO PAPEL DA APRENDIZAGEM E CAPACITAÇÃO NO EQUACIONAMENTO PROBLEMA DE ACÚMULO DE MASSA DOCUMENTAL NO SERVIÇO PÚBLICO: ESTUDO DE CASO NOS SETORES DE RECURSOS HUMANOS DA CNEN-
Título: dc.titleTHE ROLE OF LEARNING AND TRAINING IN SOLVING THE PROBLEM OF DOCUMENTS ACCUMULATION IN PUBLIC SERVICE; CASE STUDY IN CNEN'S HUMAN RESOURCES SECTORS.-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.