Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Barbosa, Wallace de Deus | - |
Autor(es): dc.contributor | Alvarez, José Maurício Saldanha | - |
Autor(es): dc.contributor | Siqueira, Vera Beatriz | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Cinara de Andrade | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:09:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:09:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/33062 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764775 | - |
Descrição: dc.description | Na presente dissertação, pretende-se, a partir da identificação dos principais pontos de discussão na constituição da poética de Hélio Oiticica, desenvolver essas questões em paralelo com algumas de suas obras, observando sua produção como um todo que se constitui em participação do público, objeto artístico e seus textos. Isso com o intuito de contribuir para a reflexão sobre seu processo artístico na relação obra-poética-público-sistema. Com essa finalidade, foram escolhidos os seguintes itens e obras para serem analisados: o deslimite entre as artes e a tendência ao objeto nas obras Metaesquemas; Monocromáticos (Invenções); Relevos Neoconcretos; Bilaterais e Relevos Espaciais; a participação do público nos Bólides, Núcleos, Penetráveis, Parangolés e Ninhos; a vontade construtiva e antropofágica na Tropicália; o descondicionamento proposto no Éden; a utopia da antiarte presente nas proposições do projeto Barracão, da apropriação Manhattan Brutalista e da performance Delirium Ambulatorium ao se oporem à institucionalização. Esses pontos de questionamento, presentes em suas obras e textos, foram levantados, inicialmente, para essa dissertação, a partir do texto do artista e, posteriormente, também contribuíram, especificamente, para pensar sobre sua poética, os livros (op. cit) de Maria José Justino; de Celso Favaretto; e de Paola Berenstein Jacques. Pôde-se perceber, no decorrer da dissertação, como utopia maior que conduz o seu fazer, a aproximação arte e vida através do “delírio ambulatório” da participação que movimenta os espaços na busca de si mesmo. Por isso, recolocando a questão de Jacques, “é preciso pensar em conservar a noção de participação e, ao mesmo tempo, conservar os espaços em movimento” (Jacques, 2003, p. 150). Isso pode ser percebido como questão definitiva na poética de Oiticica que, se observada por esse posicionamento crítico, aponta a necessidade do descondicionamento para se alcançar a liberdade interior que seria ampliada para o entorno. | - |
Descrição: dc.description | The present work intends to identify the main issues concerning the construction of Hélio Oiticica poetics, thus, developing these questions alongside an analysis of portions of his body of work, here considered as the resultant of artistic object, its relation with the participant and his writings. It also intends to contribute to the discussion of his creative process in relation to the work/poetics/viewer-participant/art system equation. The folowing works and its related issues were choosen as the object of our analysis: the crossing of boundaries between fine arts in Metaesquemas, Monocromáticos (Invenções), Relevos Neoconcretos, Bilaterais and Relevos Espaciais and its propositions towards the object; active participation in Bólides, Núcleos, Penetráveis, Parangolés and Ninhos; “vontade construtiva e antropofágica” in Tropicália; deconditioning in Éden; antiinstitutionalization utopia present in the anti-art proposals of Barracão, Manhattan Brutalista and Delirium Ambulatorium. | - |
Descrição: dc.description | 135 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hélio Oiticica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Obras e textos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Poética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Participação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vivência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Descondicionamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Liberdade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vontade construtiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Antiarte | - |
Palavras-chave: dc.subject | Utopia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Oiticica, Hélio, 1937-1980 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte moderna | - |
Palavras-chave: dc.subject | Século XX | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vanguarda (Estética) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Works and writings | - |
Palavras-chave: dc.subject | Participation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Art and life | - |
Palavras-chave: dc.subject | Deconditioning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Freedom | - |
Título: dc.title | Hélio Oiticica: arte como experiência participativa | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: