A escola na escala do bairro: políticas públicas urbano-culturais e o legado do Programa Bairro Escola de Nova Iguaçu

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorHolzer, Werther-
Autor(es): dc.creatorRosas, Gabrielle Mesquita Alves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:09:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:09:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-06-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-06-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/23814-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764774-
Descrição: dc.descriptionO Programa Bairro Escola foi um projeto conduzido pela prefeitura de Nova Iguaçu de 2006 a 2010. O programa, baseado no Plano Municipal de Educação e Plano Plurianual Participativo, foi concebido como estratégia de mobilização social e promoção de cidadania nos bairros das escolas municipais participantes. O modelo de gestão adotado pelo programa se mostrou inovador, articulando diversas secretarias municipais de governo em torno de um projeto que envolvia a projeção da escola do bairro como irradiadora de atividades de integração da comunidade. A promoção de cidadania e participação ativa nas decisões da vida urbana são motes do programa, isto porque, este é baseado no conceito de cidade educadora que carrega em seu significado ideais dos anos 1970 de transformação da escola, do modo de ensinar e da própria noção de cidade – pensando-a enquanto um elemento educador. Analisados estudos sobre o programa e sobre a origem do conceito de cidades educadoras, nossa pesquisa buscou compreender o Bairro Escola através daqueles que não se encontravam representados nos estudos anteriores, os moradores dos bairros-escola de Nova Iguaçu. Para isso empreendemos entrevistas semi-estruturadas realizadas entre janeiro e fevereiro de 2016 para pensar o legado de tão grandioso programa após 10 anos de sua implementação.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.description177 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas urbano-culturais-
Palavras-chave: dc.subjectCidades educadoras-
Palavras-chave: dc.subjectSociedade do conhecimento,-
Palavras-chave: dc.subjectProjeto bairro escola de Nova Iguaçu-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica pública-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica educacional-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma Bairro Escola-
Palavras-chave: dc.subjectNova Iguaçu (RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectIntegração social-
Título: dc.titleA escola na escala do bairro: políticas públicas urbano-culturais e o legado do Programa Bairro Escola de Nova Iguaçu-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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