Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Holzer, Werther | - |
Autor(es): dc.creator | Rosas, Gabrielle Mesquita Alves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:09:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:09:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/23814 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764774 | - |
Descrição: dc.description | O Programa Bairro Escola foi um projeto conduzido pela prefeitura de Nova Iguaçu de 2006 a 2010. O programa, baseado no Plano Municipal de Educação e Plano Plurianual Participativo, foi concebido como estratégia de mobilização social e promoção de cidadania nos bairros das escolas municipais participantes. O modelo de gestão adotado pelo programa se mostrou inovador, articulando diversas secretarias municipais de governo em torno de um projeto que envolvia a projeção da escola do bairro como irradiadora de atividades de integração da comunidade. A promoção de cidadania e participação ativa nas decisões da vida urbana são motes do programa, isto porque, este é baseado no conceito de cidade educadora que carrega em seu significado ideais dos anos 1970 de transformação da escola, do modo de ensinar e da própria noção de cidade – pensando-a enquanto um elemento educador. Analisados estudos sobre o programa e sobre a origem do conceito de cidades educadoras, nossa pesquisa buscou compreender o Bairro Escola através daqueles que não se encontravam representados nos estudos anteriores, os moradores dos bairros-escola de Nova Iguaçu. Para isso empreendemos entrevistas semi-estruturadas realizadas entre janeiro e fevereiro de 2016 para pensar o legado de tão grandioso programa após 10 anos de sua implementação. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | 177 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Políticas urbano-culturais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cidades educadoras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociedade do conhecimento, | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto bairro escola de Nova Iguaçu | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programa Bairro Escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nova Iguaçu (RJ) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Integração social | - |
Título: dc.title | A escola na escala do bairro: políticas públicas urbano-culturais e o legado do Programa Bairro Escola de Nova Iguaçu | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: